A CRÍTICA DE KANT AO PRINCÍPIO DE RAZÃO SUFICIENTE DE LEIBNIZ

  • Derócio Felipe Perondi Meotti Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Ediovani Antonio Gaboardi Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
Palavras-chave: Kant, Leibniz, Princípio de Razão Suficiente, Tempo, Espaço,

Resumo

Mostrar, a partir da crítica kantiana presente na Crítica da Razão Pura, os limites do Princípio da Razão Suficiente popularizado por Leibniz no início do século XVIII.

Biografia do Autor

Derócio Felipe Perondi Meotti, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
Licenciando em Filosofia pela Unviersidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó. Bolsista de Iniciação Científica do Projeto de Pesquisa Problemas e conceitos-chave de Teoria do conhecimento à luz da Filosofia da linguagem e das linguagens formais (2017-) e também bolsista de Iniciação Científica do Projeto de Pesquis A Teoria da Obrigação de Thomas Hobbes (2015-2016).
Ediovani Antonio Gaboardi, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
Possui graduação em Filosofia LP pela Universidade de Passo Fundo (1999), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2015). Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal da Fronteira Sul. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia do Conhecimento Moderna, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia, Hegel, filosofia da biologia.

Referências

KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. Tradução e notas de Fernando Costa Matos. 4. ed. Petrópolis-RJ: Vozes; Bragança Paulista-SP: Editora Universitária São Francisco, 2012.

LEIBNIZ, Gottfried. Wilhelm. Princípios da Natureza e da Graça Fundados na Razão. Tradução de Alexandre da Cruz Bonilha. Revisão de Márcia Valéria Martinez de Aguiar. In: ______. Discurso de Metafísica e outros textos. Apresentação de Tessa Moura Lacerda. São Paulo-SP: Martins Fontes, 2004.

______. Os Princípios da Filosofia ou A Monadologia. Tradução de Alexandre da Cruz Bonilha. Revisão de Márcia Valéria Martinez de Aguiar. In: ______. Discurso de Metafísica e outros textos. Apresentação de Tessa Moura Lacerda. São Paulo-SP: Martins Fontes, 2004.

______. Da Origem Primeira das Coisas. Tradução de Carlos Lopes de Mattos. In: Os Pensadores – Newton e Leibniz. Vol. XIX. São Paulo-SP: Abril Cultura, 1974.

______. Correspondência com Clarke. Tradução de Carlos Lopes de Mattos. In: Os Pensadores – Newton e Leibniz. Vol. XIX. São Paulo-SP: Abril Cultural, 1974.

Publicado
21-09-2017