TECNOLOGIA EDUCATIVA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINAR E APRENDER NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Angélica da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza
  • Barbara Grace Tobaldini de Lima Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza

Resumo

Na contemporaneidade, o professor tem o seu papel de mediador, construtor de conhecimentos. Não é mais visto como o ser que detêm todo o saber e somente o que diz está correto. Diante desse fato e dos avanços tecnológicos, é necessário se estabelecer diversas formas de ensinar, com vários recursos que favoreçam a utilização de meios tecnológicos no processo de ensino e aprendizado. Diante disso, essa pesquisa teve como problema a ser investigado: Como os professores de uma escola estadual percebem e utilizam as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no exercício da sua prática docente? O objetivo desta pesquisa foi identificar e potencializar o uso das TICs no processo de ensino realizado por professores de uma Escola Estadual, situada no município de Salto do Lontra - PR. As atividades foram desenvolvidas a partir de uma pesquisa de natureza qualitativa e com base em estudos bibliográficos. Sobre as atividades desenvolvidas essas foram: Leitura da fundamentação teórica; contato com o espaço de pesquisa e a eleboração de um material didático referente a 6 tecnologias a serem trabalhado com os professores da educação básica. A aposta para um trabalho como esse reside no fluxo dos avanços tecnológicos e científicos, uma vez que é essencial que o professor esteja sempre se apropriando e aprimorando de outros conhecimentos em sua prática pedagógica, e que o aluno por sua vez crie o senso crítico e participativo de trabalhos de pesquisas em nível científico e tecnológico.
Publicado
21-09-2016