CARACTERIZAÇÃO FITOQUÍMICA E DETERMINAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE EXTRATOS DE PLANTAS MEDICINAIS

  • Jéssica de Fátima Ribeiro Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
  • Fernanda Oliveira Lima Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
Palavras-chave: Flavonóides, Fenóis totais e Fitoterápico

Resumo

O uso de plantas medicinais pela população vem crescendo, devido a alta disponibilidade e baixos riscos de efeitos colaterais, quando usadas corretamente. Os medicamentos à base de plantas são considerados uma das primeiras formas de cuidado com a saúde usada pelo homem e estão relacionados aos primórdios da medicina, sendo empregados para o tratamento de uma série de doenças. Sendo assim, a análise fitoquímica é importante para conhecer os compostos químicos das espécies vegetais e avaliar sua presença nos mesmos, identificando grupos de metabólitos secundários relevantes. Assim, através desta pesquisa buscou-se o desenvolvimento e validação de metodologias para caracterização fitoquímica e determinação da atividade antioxidante de extratos de plantas medicinais. Então, foi desenvolvido um método para quantificação de açúcares redutores com o reagente DNS (ácido 3,5 dinitrosalícilico), a faixa de concentração linear estudada ficou entre 0,151 – 10,700 (g.L-1). Para quantificação dos fenóis totais utilizou-se o método de Folin-Ciocalteau com curva padrão de ácido gálico, a faixa de concentração linear estudada ficou entre 1,338 – 10,700 (g∙L-1). E para quantificação de flavonóides totais utilizamos o método de Cloreto de Alumínio com curva padrão de Rutina, a faixa de concentração linear estudada ficou entre 0,023 – 0,045 (g∙L-1). Todas as leituras das amostras foram feitas medindo-se a absorbância de cada composto em espectrofotômetro da marca Thermo Scientific, modelo Evolution 201. As medidas foram todas feitas em triplicatas, os comprimentos de onda utilizados variaram entre cada amostra, dependendo do tipo da análise as leituras foram com comprimentos de onda fixos e outras no modo scan. Estamos desenvolvendo e validando outros métodos de determinação de compostos fitoquímicos e da atividade antioxidante de plantas medicinais. Isto, ampliará o conhecimento da biodiversidade brasileira e contribuirá futuramente no desenvolvimento de novos fármacos e de produtos tecnológicos.

Referências

BRASIL, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Resolução RE nº 899 de 29/05/2003.

CALIXTO, J. B. Efficacy, safety, quality control, marketing and regulatory guidelines for herbal medicines (phytotherapeutic agents). Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v.33, n.2, p. 179-189, 2000.

FABRICANT, D. S.; FARNSWORTH, N. R. The value of plants used in traditional medicine for drug discovery. Environmental Health Perspectives, v.109, n.1, p.69-75, 2001.

Publicado
22-09-2016