RISCO CARDIOVASCULAR DE HOMENS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL E/OU DIABETES MELLITUS DE CHAPECÓ-SC
Palavras-chave:
Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Estratificação de Risco Cardiovascular, HomensResumo
Atualmente, a população brasileira passa por transição epidemiológica, sendo as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) predominantes. Ademais, há a transição demográfica, aumentando a expectativa de vida. Dessa forma, os idosos são mais acometidos, aumentando demandas em saúde. As DCNT são uma epidemia, principalmente em regiões vulneráveis a fatores de risco modificáveis. Elas são responsáveis por cerca de 40 milhões de mortes ao ano. No Brasil, é preocupante ao considerar o impacto ao limitar atividades de trabalho, contribuindo para ascensão de disparidades sociais. Dentre elas, destacam-se as doenças cardiovasculares (DCV), principais responsáveis por mortes prematuras no Brasil, acometendo mais homens e apresentando fatores de risco como hipertensão arterial crônica (HAS) e diabetes mellitus (DM). Como estratégia de promoção e prevenção da saúde, é recomendado estratificar o risco cardiovascular, a fim de melhorar distribuição de recursos e qualidade dos serviços. Para isso, pode-se utilizar a escala de risco cardiovascular (ERC) e o Escore de Risco de Framingham (ERF), que analisa diversos indicadores gerando um percentual indicativo da chance de ocorrência de eventos cardiovasculares no período de 10 anos. A pesquisa em questão objetivou analisar o risco cardiovascular de homens usuários de um Centro de Saúde da Família de Chapecó (SC).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).