CIÊNCIA-CIDADÃ NO ENSINO MÉDIO: PROMOVENDO A LIMNOLOGIA ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM PARTICIPATIVA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA

Autores

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Recursos Hídricos, Saúde Ambiental.

Resumo

A gestão dos recursos hídricos é tema emergente para conservação da vida e da qualidade desta, desta forma, sensibilizar cidadãos para o tema e monitorar a qualidade de corpos d’água são ações essenciais. O projeto de monitoramento participativo de águas na porção oeste da Bacia Hidrográfica do Baixo Iguaçu teve como objetivo capacitar voluntários para identificação de macroinvertebrados, consolidar processos coletivos e instalar um processo de monitoramento contínuo em pontos selecionados pelo coletivo do projeto. Para caracterização da qualidade ambiental dos pontos foram utilizados três critérios principais: avaliação ambiental dos habitats físicos, avaliação de parâmetros químicos de acordo com a Resolução 357/2005 do Conama para águas da Classe II e avaliação ambiental de acordo com um índice de qualidade baseado na bioindicação de macroinvertebrados. Em relação à caracterização ambiental dos habitats físicos os pontos #2 Três Angicos, #3 Caminhódromo e #5 CRAC foram considerados de perturbação moderada, enquanto os demais foram considerados de mínima perturbação.  No que diz respeito às variáveis químicas analisadas, a maioria dos pontos apresentaram concentrações de fósforo e de Ferro dissolvidos maiores que as previstas para águas da classe II do Conama, sendo provavelmente estas características relacionadas com a lixiviação, para além disso o ponto #2 Três Angicos apresentou concentrações acima das preconizadas pela CONAMA 357/2005 para o Nitrito nos dois trimestres e o ponto #5 CRAC apresentou valores fora dos determinados pela resolução previamente citada para Nitrito e Nitrato.  Por fim, os dados de macroinvertebrados indicam necessidade de atenção, visto que em todos os pontos nos quais a determinação foi possível, a perturbação foi classificada como moderada ou alta em pelo menos uma das campanhas realizadas.

Biografia do Autor

  • SANFELICE, G. S., IFPR, campus Capanema

    Estudante do Ensino Médio

  • PONTES, S. R. S., IFPR, campus Paranaguá

    Docente do Instituto Federal do Paraná, campus Paranaguá

Downloads

Publicado

06-10-2025

Edição

Seção

Ciências Biológicas - Campus Realeza