Morfologia e Integridade da Membrana Plasmática de Espermatozoides
Palavras-chave:
Viabilidade seminal; antioxidante; congelação.Resumo
A inseminação artificial (IA) é uma biotecnologia reprodutiva amplamente utilizada na bovinocultura, permitindo o uso de animais com alto padrão genético e a uniformização dos plantéis. A criopreservação de sêmen possibilita a conservação do material genético, porém, o processo pode causar estresse oxidativo, comprometendo a viabilidade espermática. Nesse contexto, antioxidantes vêm sendo estudados como alternativa para minimizar os danos causados pelas espécies reativas de oxigênio (EROs).
O presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos de diferentes concentrações de um extrato natural (NP), com potencial antioxidante, sobre a morfologia e a integridade da membrana espermática do sêmen de um bovino após descongelação. Para isso, foram utilizadas doses de sêmen criopreservado de um touro da raça Braford, divididas em quatro grupos: controle, NP 0,5%, NP 0,75% e NP 1%. As amostras foram analisadas por colorações específicas (Eosina/Nigrosina e Vermelho Congo) e submetidas à avaliação de defeitos morfológicos e de integridade de membrana.
Os resultados demonstraram que não houve diferença significativa (p>0,05) entre os grupos quanto à morfologia e integridade de membrana. Observou-se apenas uma redução numérica dos defeitos de acrossoma nos grupos com maiores concentrações de NP, sugerindo um possível efeito antioxidante.
Conclui-se que a adição do extrato natural nas concentrações testadas não influenciou de forma significativa a morfologia nem a integridade da membrana plasmática dos espermatozoides bovinos após descongelação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).