EXPERIMENTOS DE FÍSICA UTILIZANDO MATERIAIS DE BAIXO CUSTO
Palavras-chave:
teoria das cores; experiência; luz; óptica; percepção visual.Resumo
Este trabalho apresenta a construção e aplicação de experimentos de Física utilizando materiais de baixo custo, com o objetivo de facilitar o ensino da óptica e da teoria das cores em contextos educacionais. Foram elaborados dois experimentos principais: o das Sombras Coloridas, baseado no uso de lâmpadas de LED vermelha, verde e azul, que possibilitou a observação da formação de sombras múltiplas e da síntese aditiva de cores; e o Disco de Newton, confeccionado a partir de um CD giratório, que demonstrou a composição da luz branca a partir das cores do espectro visível. Esses experimentos foram implementados em oficinas com crianças e adolescentes de escolas públicas e em eventos de extensão universitária, permitindo a interação direta dos participantes com os fenômenos estudados. Durante as atividades, foi possível visualizar conceitos como luz monocromática e policromática, formação de cores secundárias, percepção visual e propagação retilínea da luz, tornando o aprendizado mais concreto e estimulante. Os resultados mostraram que a utilização de recursos simples, aliados a uma abordagem experimental e lúdica, promove a curiosidade, a motivação e a aprendizagem significativa em Ciências, aproximando os estudantes da prática científica e reforçando a importância da divulgação científica em espaços escolares e digitais.
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