Avaliação microbiológica de queijos clandestinos comercializados no Sudoeste do Paraná
Palavras-chave:
Doenças Transmitidas por Alimentos, Lácteos, Microbiologia de Alimentos, Saúde PúblicaResumo
O leite reconhecido por sua valiosa composição nutricional é um ambiente propício para o desenvolvimento de diversos microrganismos. A partir dele podem ser fabricados derivados, como o queijo, sua contaminação impacta em prejuízos para a saúde pública e economia do país. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo avaliar o padrão microbiológico de queijos clandestinos comercializados no Sudoeste do Paraná, de tal forma a realizar a contagem de aeróbios mesófilos, coliformes totais e termotolerantes e, presença de Staphylococcus coagulase positiva e Escherichia coli. Os resultados obtidos revelaram elevada carga de aeróbios mesófilos em mais da metade das amostras, comprometendo a vida útil dos queijos. Foram detectadas cepas de S. aureus em 61% das amostras, indicando falhas nas BPFs. A presença de coliformes termotolerantes e Escherichia coli evidencia riscos de contaminação ambiental e fecal, reforçando a necessidade de maior controle sanitário e subsídios para a adoção de medidas preventivas e corretivas adequadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).