EFEITO DA FARINHA DE Gryllus assimilis NO BALANÇO ENERGÉTICO E UTILIZAÇÃO DE ENERGIA EM TILÁPIAS (Oreochromis niloticus)
Palavras-chave:
Bioenergética, Tilápia, Farinha de Grilo, Metabolismo, DesempenhoResumo
O estudo investigou os efeitos da inclusão de 8% de farinha do grilo. Gryllus assimilis na dieta de tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus) sobre o desempenho produtivo e o balanço energético dos peixes. Os resultados indicaram que, apesar do alto teor proteico dos insetos, a dieta com farinha de grilo prejudicou o crescimento dos animais. As tilápias que consumiram a ração com 8% de farinha de grilo apresentaram menor ganho de comprimento, mesmo com um consumo de ração significativamente maior em comparação ao grupo controle. A análise bioenergética revelou que a dieta com grilo resultou em menor digestibilidade, com maior perda de nutrientes nas fezes, e um custo metabólico mais elevado. A principal hipótese para a baixa eficiência é a presença de quitina na farinha de inseto, que limita a digestão e a absorção de nutrientes pelas tilápias. A pesquisa conclui que, embora os insetos sejam uma alternativa proteica promissora para a aquicultura, são necessários estudos adicionais sobre tecnologias de processamento para melhorar a digestibilidade da farinha e análises para determinar níveis de inclusão mais seguros e economicamente viáveis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).