CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS PARA INTEGRAÇÃO DA COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE FORMA INTERDISCIPLINAR E MULTIDISCIPLINAR

Autores

  • Rafaela Gehrke Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Janice Teresinha Reichert
  • Milton Kist

Palavras-chave:

Pensamento Computacional, Educação Básica, Robótica Educacional

Resumo

O trabalho apresenta ações para integrar a Computação na Educação Básica de forma interdisciplinar, atendendo à obrigatoriedade definida em 2023. A iniciativa envolveu formação continuada de professores e criação de materiais didáticos alinhados à BNCC, com foco em Pensamento Computacional e robótica educacional de baixo custo. As etapas incluíram estudo bibliográfico, elaboração de apostila, oferta de curso de 40h para docentes da rede pública e desenvolvimento de atividades práticas, como projetos com Arduino. Resultados preliminares mostram engajamento significativo dos professores e eficácia dos recursos produzidos, reforçando a importância da formação e de materiais acessíveis para consolidar a Computação no currículo escolar.

Downloads

Publicado

06-10-2025

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra - Campus Chapecó