ESTIMUGAME: UM SOFTWARE EDUCATIVO COMO INSTRUMENTO DE AUXÍLIO PARA ESTIMULAR A LEITURA EM CRIANÇAS COM DISLEXIA
Palavras-chave:
Dislexia, Jogos, Ludicidade, Inclusão, LeituraResumo
O trabalho apresenta o EstimuGame, um software educativo desenvolvido para auxiliar crianças com dislexia no aprimoramento da leitura. Aplicado com alunos do 6º ano de uma escola municipal de Cerro Largo, o projeto utilizou o software ao longo de nove meses, com atividades semanais voltadas à consciência fonológica. Os resultados demonstraram avanços significativos na fluência leitora, autocorreção e redução de erros fonêmicos entre os participantes. A pesquisa destaca a eficácia de ferramentas digitais lúdicas, como o software EstimuGame, no apoio à aprendizagem inclusiva, embora reforce a necessidade de estratégias complementares para casos com dificuldades persistentes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).