O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ESTUDO DO GRUPO DE ROTAÇÕES EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Pensamento Computacional, Grupo de Rotações, Licenciatura em Matemática, GeoGebra, ÁlgebraResumo
Este artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento de habilidades do pensamento computacional por estudantes de Licenciatura em Matemática, no estudo do grupo de rotações com o uso do GeoGebra. Realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, que contou com a participação de seis estudantes que criaram Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) para estudar o grupo de rotações de polígonos regulares. Estes responderam, em uma sala virtual do GeoGebra, questões sobre esse grupo e sobre os pilares do pensamento computacional. Os resultados indicam que o uso de OVA facilitou a visualização e a compreensão das rotações de polígonos regulares, evidenciando a presença dos pilares do pensamento computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).