AVALIAÇÃO DA SINALIZAÇÃO PURINÉRGICA E DE PARÂMETROS INFLAMATÓRIOS EM COMPONENTES SANGUÍNEOS DE PACIENTES COM CÂNCER DE COLO UTERINO
Resumo
O câncer de colo de útero (CCU) é o quarto mais comum entre mulheres, e associado à infecção persistente pelo HPV, que leva a lesões intraepiteliais escamosas de alto grau (HSIL). O microambiente da lesão está intimamente associado com a produção de diversas citocinas e com componentes do sistema purinérgico, como o ATP. Dessa forma, este estudo avaliou a expressão gênica das enzimas NTPDase (CD39) e CD73, e do receptor purinérgico P2X7, a atividade da CD39 e adenosina deaminase (ADA) em linfócitos de pacientes com HSIL e em grupo controle, além dos níveis sérico de ATP, IFN-ɣ, IL-4, IL-10, IL-2, IL-6 e TNF-α. Participaram deste estudo 38 mulheres com HSIL e 38 mulheres no grupo controle. Como resultado, encontrou-se maior atividade e expressão da NTPDase no grupo com HSIL em comparação ao grupo controle. Resultado semelhante foi encontrado para a atividade da ADA e para a expressão gênica do P2X7, e o p<0,05 foi considerado em todas as análises. Da mesma forma, observaram-se níveis elevados de ATP, IFN-ɣ, IL-4, IL-10 e TNF-α no soro do grupo de pacientes com HSIL quando comparado ao grupo controle. Este estudo concluiu que o aumento dos níveis de ATP e de adenosina estimulam a produção de IFN-ɣ, IL-4, IL-10 e TNF-α, que são citocinas com ações pró-inflamatórias e imunossupressoras, responsáveis por criar um microambiente favorável para o desenvolvimento e para a progressão CCU.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).