PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS A PARTIR DE RESÍDUOS DA INDÚSTRIA PROCESSADORA DE FRUTAS
Resumo
O interesse em biocombustíveis vem aumentando pelo esgotamento de combustíveis fósseis, acompanhado dessa situação, quantidades elevadas de resíduos de frutas são geradas anualmente com baixo aproveitamento. Este estudo tem como objetivo a produção de bioetanol a partir dos açúcares disponíveis em resíduos de mix de frutas (laranja, manga, banana, limão e abacaxi), obtidos por hidrólise enzimática otimizada com Delineamento Composto Rotacional Central. A produção de etanol foi processada por fermentação com a levedura Wickerhamomyces sp. UFFS-CE-3.1.2. Sendo possível obter valores de açúcares e bioetanol satisfatórios com a otimização da hidrólise enzimática.
Copyright (c) 2024 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).