EFEITO DO HORÁRIO DE FORNECIMENTO DE DIETAS CONTENDO DIFERENTES NÍVEIS DE CÁLCIO SOBRE O DESEMPENHO PRODUTIVO E QUALIDADE DE OVOS DE GALINHAS POEDEIRAS CRIADAS EM GAIOLAS E EM SISTEMA SEMI-ABERTO

  • Leandro Benderovicz UFFS
  • William Noal Monari
  • Lucas dos Anjos da Silva
  • Larissa Emili Rolin Falcão
  • Bernardo Berenchtein Universidade Federal da Fronteira Sul Campus de Erechim
Palavras-chave: Nutrição, Minerais, Absorção

Resumo

Objetivou-se avaliar variáveis de desempenho, teor de cálcio na casca e qualidade interna e externa de ovos, de galinhas poedeiras em final de ciclo de produção, alimentadas com diferentes horários de fornecimento de cálcio. O experimento foi realizado no aviário experimental da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim, com duração de 90 dias, em delineamento inteiramente ao acaso, com galinhas poedeiras, divididas em 24 parcelas, distribuídas em quatro tratamentos, sendo respectivamente, 4% em dois turnos (T1), 2,75% pela manhã e 1,25% a tarde (T2), 2,0% pela manhã e 2,0% a tarde (T3) e 1,25% pela manhã e 2,75% a tarde (T4). Foram avaliadas a relação produção/galinha/período, ovos/dúzia/galinha, kg de ração/dúzia de ovos, consumo diário de ração/ave, peso de ovo, gema, albúmen, espessura e peso de casca, comprimento e altura de gema e teor de cálcio nas cascas. Os resultados foram avaliados com o uso do SAS (2001), pelo PROC GLM e a comparação das médias pelo teste de Tukey (5%). O fornecimento de cálcio em dois períodos acarretou prejuízo (P<0,05) nas variáveis produção/galinha/período; ovos/dúzia/galinha; kg de ração/dúzia de ovos. Pode-se concluir que o melhor desempenho das aves de postura é obtido quando utilizamos dietas semelhantes durante todo o dia.

Biografia do Autor

Bernardo Berenchtein, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus de Erechim

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2006), mestrado em Ciência Animal e Pastagens pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2008), doutorado e Pós-Doutorado em Ciências no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP) (2012) e (2014) da Universidade de São Paulo. Foi docente na área de produção e nutrição de animais não ruminantes no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas de 2012 a 2016. Atualmente é professor Adjunto II da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Erechim, no curso de Agronomia, na área de Produção e Nutrição Animal. É orientador de Mestrado na área de Produção e Nutrição de Animais Não Ruminantes junto ao Programa de Pós Graduação em Ciência Animal da Universidade Federal do Amazonas.

Publicado
02-10-2023