CO-INOCULAÇÃO DE BACTÉRIAS PROMOTORAS DE CRESCIMENTO DE PLANTAS NA CULTURA DA SOJA
Resumo
A associação de diferentes microrganismos promotores de crescimento de plantas ao Bradyrhizobium pode apresentar um potencial de incremento no crescimento e produtividade da cultura da soja. O objetivo do estudo foi avaliar a co-inoculação de Bradyrhizobium e bactérias promotoras de crescimento de plantas na cultura da soja em solo com baixa disponibilidade de fósforo. O experimento foi conduzido em vasos em casa de vegetação avaliando a inoculação de diferentes microrganismos associados ao Bradyrhizobium na soja em solo com baixa disponibilidade de P com e sem adubação fosfatada. A análise conjunta dos atributos da parte aérea (altura de plantas, diâmetro de caule e massa seca da parte aérea) e os atributos radiculares analisados (número e massa de nódulos, volume, área superficial e diâmetro ponderado de raízes) indicam que, nas condições experimentais deste estudo, a co-inoculação de Bradyrhizobium com bactérias promotoras de crescimento de plantas não surtiram efeito nas plantas, independente da disponibilidade de P no solo.
Copyright (c) 2023 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).