ANÁLISE DO ENSINO REMOTO INSTITUÍDO DURANTE O SEMESTRE LETIVO 2020.1 NO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL, CAMPUS CHAPECÓ
Palavras-chave:
Educação médica, Estudantes, Infecção por Coronavírus (COVID-19)Resumo
A pandemia de COVID-19 impôs mudanças nos modos de viver ao controlar o contágio e reduzir os danos causados à saúde da coletividade. Uma dessas medidas foi a suspensão das atividades presenciais nas Instituições de Ensino e a instalação do ensino remoto emergencial, mediado por tecnologias. O projeto analisou esse ensino instituído no curso de graduação em medicina da UFFS, Campus Chapecó, tendo como entrevistados os estudantes matriculados no semestre de 2020.1. É um estudo transversal, de abordagem quantitativa. Os dados dos 71 entrevistados foram coletados por meio de um questionário, desenvolvido pelo Google forms, composto por 80 questões divididas em quatro dimensões (estudantes, ensino, professores e ambiente físico), seguindo o formato proposto por Likert, com seis possibilidades de resposta, com metade das questões com atitudes favoráveis e metade com atitudes desfavoráveis. Verificou-se que o sucesso do ensino remoto está relacionado com a pontualidade, autogestão do tempo do estudante, acesso à internet e a equipamentos eletrônicos de qualidade, plataforma de aula utilizada e manejo dos sentimentos dos estudantes. A finalidade do estudo é oferecer subsídios que possam auxiliar no aperfeiçoamento do ensino remoto, minimizando os possíveis prejuízos e incorporando os aspectos positivos ao currículo do curso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).