FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

A (RE)UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS

Palavras-chave: Interatividade, Ensino de Física, Formação de professores, Currículo, Práticas Educativas

Resumo

A utilização de aplicativos (App’s) didáticos e simuladores surgem como uma proposta de inovação e intervenção, os quais pode ser desfrutado para a inserção de tópicos de física moderna e contemporânea (FMC) em sala de aula, buscando relacionar a teoria e a prática,  em que o educando pode visualizar  o fenômeno que está estudando, promovendo interações entre os sujeitos envolvidos, executando práticas experimentais, promovendo a reflexão e a discussão das variáveis e comprovar suas eficiências e ineficiências. Assim, investigamos: quais as possibilidades de propostas pedagógicas de objetos de aprendizagem no formato digital em língua portuguesa sobre Física Moderna e Contemporânea estão disponíveis de forma gratuita na Web? Objetivamos analisar App’s com materiais didático-pedagógicos, de livre acesso, sobre Física Moderna e Contemporânea presentes na plataforma Google Play Store, atualizar os materiais presentes no PHET Interactive Simulations e Física Animações/Simulações. O estudo foi elaborado a partir da análise de App’s de FMC, presentes na plataforma Google Play Store e os simuladores publicados após 2020, disponíveis nos repositórios PhET Simulações Interativas e Física Animações/Simulações. A partir dessa análise desenvolvemos o catálogo digital, o qual está disponível para acesso na Internet.

Publicado
15-09-2022