ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO ESTADO DE SANTA CATARINA
Palavras-chave:
Enfermagem de Atenção Básica, Enfermagem em Saúde Pública, COVID-19Resumo
Este trabalho é um recorte do projeto denominado “Práticas de enfermagem no contexto da atenção primária à saúde (APS): Estudo nacional de métodos mistos”, o qual buscou analisar as experiências e as práticas profissionais dos enfermeiros no que diz respeito às mudanças no processo de trabalho no enfrentamento da Covid-19 na Atenção Primária à Saúde e caracterizar o perfil profissional dos enfermeiros que atuam na Atenção Primária em Santa Catarina. Neste recorte da pesquisa foi evidenciado o perfil dos profissionais enfermeiros e as suas práticas desenvolvidas na APS frente a pandemia da Covid-19. Na etapa qualitativa foram entrevistados 28 enfermeiros de Florianópolis, 7 enfermeiros de Fraiburgo e 6 enfermeiros de São Lourenço do Oeste. Na etapa quantitativa participaram 322 enfermeiros de 126 municípios catarinenses. Além disso, evidenciaram-se as dificuldades, desafios, incertezas, medos, angústias e sobrecarga constante enfrentada pelos profissionais. Pôde-se também refletir sobre a importância da manutenção do vínculo, integralidade e longitudinalidade do cuidado com os usuários do Sistema Único de Saúde, necessidade de trabalho em equipe e união no cuidado prestado para superar as dificuldades do processo de trabalho na APS.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).