CRIAÇÃO DE PLATAFORMA ONLINE DE LIVRE ACESSO PARA CONSULTA DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, SUPERFICIAIS E DE ABASTECIMENTO

  • Jéssica Piovesan Bertolo Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Jessica Adriane Barth Universidade do Vale do Taquari
  • Jaqueline Steffler Leobett Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Mateus Martelli Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Manuela Gomes Cardoso Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Qualidade; Legislação; Parâmetros; Consulta.

Resumo

Em meio aos dados de qualidade das águas publicados em diferentes fontes de consulta, encontra-se uma população que possui limitações para o entendimento da linguagem e interpretação das informações. De forma a relacionar a situação atual de qualidade das águas do Estado do Rio Grande do Sul, o objetivo deste trabalho é a criação de uma plataforma de pesquisa online de fácil acesso, que divulgue dados de qualidade das águas superficiais, subterrâneas e de abastecimento, simultaneamente com os valores constantes nas legislações vigentes. Além disso, serão informados o significado, danos à saúde e ao meio ambiente de cada parâmetro.

A metodologia utilizada foi a pesquisa e sistematização dos dados referentes à qualidade das águas em diversas bases e sobre as legislações vigentes relacionadas aos parâmetros de controle. Posteriormente, os dados encontrados foram reescritos na forma de planilhas, usando o sistema de Planilhas Google.

Além disso, foram realizados contatos com profissionais do Estado do RS, na busca por parcerias para o desenvolvimento da plataforma online.

Após a elaboração do conjunto de planilhas, foi possível a criação da versão inicial da plataforma, a qual foi planejada para que seus usuários não apenas acessem os dados, mas interajam de forma rica com esses.

Publicado
15-10-2021