INICIATIVAS EXITOSAS DE COMPRAS PÚBLICAS DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR PARA OS RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS: ANÁLISE DE CASOS NOS ESTADOS DO SUL DO PAÍS
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar três casos exitosos de Restaurantes Universitários (RU) do sul do país que vêm comprando produtos da agricultura familiar (AF). Verificar as formas utilizadas para compra de produtos de AF, identificar quais os mecanismos de acesso construídos por parte das organizações envolvidas, bem como verificar os desafios e as articulações existentes entre atores públicos e privados que participam da elaboração e execução destas compras institucionais, observando semelhanças e diferenças. A pesquisa se caracteriza como estudos de casos de caráter qualitativo, realizada a partir de 28 entrevistas semiestruturadas feitas com agentes sociais participantes analisadas por meio de análise de conteúdo. Verificou-se que a forma de gestão dos RU interfere nestas compras, nos casos onde havia autogestão as aquisições tinham mais êxito. No caso da gestão terceirizada, foi necessário inclusão de cláusulas nos editais para as compras ocorrerem. O papel dos atores sociais, suas interações e motivações foram determinantes na superação das dificuldades encontradas nos casos (logística, adaptação ao novo processo, organização). Os resultados mostram ser possível implementar as compras da AF nos RU de forma satisfatória, e evidenciam a importância destas políticas que visam o desenvolvimento social, ambiental, econômico e da segurança alimentar e nutricional.
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