INDICADORES DE DESEMPENHO:ELEMENTOS PARA UMA POLÍTICA DE AUTOAVALIAÇÃO DO PPGE/UFFS

  • Bianca Gabriela Fritsch UFFS
  • Joviles Vitório Trevisol
Palavras-chave: Pós-Graduação; Política de autoavaliação; Planejamento estratégico; PPGE.

Resumo

O presente resumo expandido apresenta os principais resultados de um projeto de iniciação científica desenvolvido entre agosto de 2020 a julho de 2021. Trata-se de um estudo de autoavaliação de um programa de pós-graduação da UFFS, tendo como objetivo a sistematização e a análise dos principais indicadores do Programa de Pós-Graduação em Educação no que tange aos quesitos básicos que integram o processo de autoavaliação de um PPG (corpo docente, corpo discente, produção científica e tecnológica, tempo de titulação, evasão, etc).  Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva, desenvolvida por meio de métodos e técnicas da pesquisa qualitativa (documental) e quantitativa. Os indicadores quantitativos foram obtidos e sistematizados a partir das bases de dados disponíveis nas Plataforma Sucupira, Plataforma Lattes, Qualis/CAPES, Sistema Stela/Experta, Sistema Prisma/UFFS, Diretório dos Grupos de Pesquisa e dados disponíveis na PROPEPG e na secretaria do PPGE. Os resultados foram organizados em um relatório e analisados a partir das principais categorias do estudo. Além de apresentar o histórico e os principais indicadores, o relatório destaca as principais potencialidades e fragilidades do PPGE. Apresenta, além disso, um conjunto de doze sugestões que podem ser importantes para a elaboração da política de autoavaliação do PPGE. 

Publicado
30-09-2021