EFEITO DO EXERCÍCIO DE LAÇO COMPRIDO NOS PARÂMETROS METABÓLICOS DE FÊMEAS EQUINAS DA RAÇA CRIOULA
Resumo
Os equinos da raça crioula são muito utilizados em competições de laço comprido, que representam atividades culturais e esportivas da região sul. O objetivo foi caracterizar o perfil bioquímico metabólico de fêmeas equinas da raça Crioula submetidas a uma prova simulada de exercício de laço comprido. Dez éguas da raça crioula, clinicamente sadias, foram submetidas a prova simulada de laço comprido. As éguas foram avaliadas antes do início do exercício com o animal selado e montado (M0), logo após (M1), 30 minutos (M2), 4 horas (M3) e 24 horas (M4) um conjunto de 5 corridas. Foram coletados dados de peso, escore de condição corporal, idade e amostras de sangue em cada momento, para dosagem de lipídeos, glicose, lactato, ureia, ácido úrico, proteína total, albumina e globulinas. Os resultados foram submetidos ao teste t pareado comparando-se os demais momentos com o M0 (com p=0,05) e também, ao teste de correlação Pearson. Em quase todos os momentos os parâmetros bioquímicos iniciam e finalizam as avaliações dentro do esperado para espécie. Conclui-se que, o exercício simulado de laço comprido produziu alterações discretas e transitórias nos parâmetros metabólicos, com elevação das concentrações de lactato e ácido úrico insuficientes para caracterizar o exercício como anaeróbico.
Copyright (c) 2020 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).