O ENFOQUE CTS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS E NAS CONFIGURAÇÕES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Ana Paula Butzen Hendges Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Letícia Barbieri Martins Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Rosemar Ayres dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: educação ambiental; enfoque CTS; educação básica.

Resumo

No cenário atual de nossa sociedade, o estudante vive rodeado por um mundo científico-tecnológico, o qual, muitas vezes, não tem a compreensão deste e das questões políticas, sociais e ambientais envolvidas, nesse contexto, surge a necessidade de reformulação da prática docente, bem como, do currículo ora posto. Nesse sentido, investigamos como a não neutralidade da Ciência-Tecnologia tem-se apresentado nas configurações curriculares e nas práticas educativas com enfoque CTS que tratam da Educação Ambiental, presentes nos artigos dos periódicos Ciência & Educação, Revista Brasileira de Ensino de Física, Revista da SBENBIO e Investigações em Ensino de Ciências. Objetivando, identificar e caracterizar a abordagem dada, à dimensão da não neutralidade da CT, nas configurações curriculares e nas práticas educativas correspondentes ao contexto brasileiro. Para tanto, a pesquisa é qualitativa, de cunho bibliográfico, seguindo a dinâmica metodológica da Análise Textual Discursiva, onde emergiram três categorias: 1) Superação da neutralidade da CTS e participação social; 2) Educação Ambiental nas práticas com enfoque CTS; 3) Dificuldades encontradas na abordagem das práticas. A partir delas, podemos observar que as práticas discutem para além da degradação ambiental, envolvendo as questões sociais e, por vezes, políticas e econômicas e que, para potencializar a abordagem acerca da não neutralidade da CT, é preciso investir na formação inicial e continuada, no reconhecimento profissional docente e nos materiais de apoio.

Biografia do Autor

Ana Paula Butzen Hendges, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

Acadêmica do Curso de Física Licenciatura, UFFS, Campus Cerro Largo, Bolsista do Programa de
Residência Pedagógica UFFS/CAPES.

Publicado
08-10-2020