O ENFOQUE CTS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS E NAS CONFIGURAÇÕES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
No cenário atual de nossa sociedade, o estudante vive rodeado por um mundo científico-tecnológico, o qual, muitas vezes, não tem a compreensão deste e das questões políticas, sociais e ambientais envolvidas, nesse contexto, surge a necessidade de reformulação da prática docente, bem como, do currículo ora posto. Nesse sentido, investigamos como a não neutralidade da Ciência-Tecnologia tem-se apresentado nas configurações curriculares e nas práticas educativas com enfoque CTS que tratam da Educação Ambiental, presentes nos artigos dos periódicos Ciência & Educação, Revista Brasileira de Ensino de Física, Revista da SBENBIO e Investigações em Ensino de Ciências. Objetivando, identificar e caracterizar a abordagem dada, à dimensão da não neutralidade da CT, nas configurações curriculares e nas práticas educativas correspondentes ao contexto brasileiro. Para tanto, a pesquisa é qualitativa, de cunho bibliográfico, seguindo a dinâmica metodológica da Análise Textual Discursiva, onde emergiram três categorias: 1) Superação da neutralidade da CTS e participação social; 2) Educação Ambiental nas práticas com enfoque CTS; 3) Dificuldades encontradas na abordagem das práticas. A partir delas, podemos observar que as práticas discutem para além da degradação ambiental, envolvendo as questões sociais e, por vezes, políticas e econômicas e que, para potencializar a abordagem acerca da não neutralidade da CT, é preciso investir na formação inicial e continuada, no reconhecimento profissional docente e nos materiais de apoio.
Copyright (c) 2020 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).