APLICATIVOS E SOFTWARES EDUCACIONAIS: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Resumo
O ensino de Ciências da Natureza estuda os aspectos naturais, utilizando vários métodos científicos para estudar a natureza. A incorporação dos recursos tecnológicos pode auxiliar no processo de ensino e aprendizado. Este trabalho teve por objetivo investigar, o uso tecnologia da informação e comunicação no contexto escolar, principalmente sobre softwares educacionais no Ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A metodologia utilizada foi um levantamento de aplicativos e softwares para o Ensino de Ciências da Natureza, elaborando um guia didático e uma pesquisa sobre o uso de recursos tecnológicos com professores de uma escola de Erechim. Os resultados da pesquisa mostram que os professores compreendem a importância do uso dos recursos tecnológicos, e estão dispostos a diversificar suas metodologias inserindo o uso de softwares educacionais, mas para isso são necessárias políticas educacionais de infraestrutura e capacitação que permitam o uso com frequência desses recursos em sala de aula. O Guia didático elaborado pode ser utilizado para dinamizar as atividades no ensino de Ciências. Acredita-se que o uso de softwares educacionais pode contribuir com o protagonismo do aluno na interação com essa ferramenta didática mediada pelo professor na construção do conhecimento.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
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