ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES NO ÂMBITO DA ABORDAGEM DE INTERPRETAÇÃO GLOBAL DE PROPRIEDADES FIGURAIS: LIMITES E POSSIBILIDADES A PARTIR DA NOÇÃO DE INFINITÉSIMO
Resumo
Pesquisas que visam encontrar soluções ou alternativas para que o ensino de fato possibilite a aprendizagem da Matemática vêm surgindo juntamente com a crescente exigência pela compreensão e interpretação de fenômenos matemáticos em diversas áreas do conhecimento. A aprendizagem dos objetos matemáticos é analisada por Raymond Duval, autor da Teoria dos Registros de Representação Semiótica que destaca a importância das representações semióticas para a compreensão dos objetos matemáticos e propõe, especificamente para o esboço de curvas de funções, a abordagem de interpretação global de propriedades figurais. Na perspectiva desta abordagem, este trabalho apresenta reflexões a respeito do esboço de curvas das funções , e , utilizando como recurso de interpretação global, a taxa de variação das funções calculada e compreendida a partir da noção de infinitésimo. O cálculo e compreensão das taxas de variação das funções trigonométricas, apesar da demanda por conceitos relacionados ao ciclo trigonométrico e às identidades trigonométricas, deixam evidentes características relacionadas à transformação, ao dinamismo e à variação, fundamentais, sobretudo, para a compreensão efetiva de funções e interpretação de fenômenos.
Copyright (c) 2020 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).