EFEITO DO RECOBRIMENTO DE SEMENTES DE CENOURA NA TOLERÂNCIA AO ESTRESSE TÉRMICO
Resumo
Recentemente as algas tem sido estudadas como uma alternativa de redução aos efeitos causados pelo estresse térmico em plantas; no entanto, são escassos os trabalhos com tratamento de sementes. O objetivo desta pesquisa foi verificar o efeito do recobrimento de sementes de diferentes cultivares de cenoura com bioestimulante de alga Solieria filiformis na germinação de sementes e desenvolvimento de plântulas em estresse térmico. O experimento foi realizado no laboratório de sementes da UFFS, campus Chapecó, em delineamento inteiramente casualizado. Foram utilizadas sementes de cenoura das cultivares Brasília, Danvers, Esplanada e Planalto. O recobrimento das sementes foi realizado com as doses de 0, 2, 4 e 8 mL.L-1 de bioestimulante de Solieria filiformis. Após o tratamento, as sementes foram submetidas aos testes de: germinação, índice de velocidade de germinação, comprimento e massa seca de plântulas e análise computadorizada de plântulas. O recobrimento de sementes de cenoura o extrato de Solieria filiformis não promoveu melhorias na germinação de sementes. A temperatura de 35°C causou reduções drásticas na capacidade de germinação e no crescimento de plântulas de cenoura. A cultivar Planalto possui maior capacidade de tolerância ao estresse térmico na germinação, independente do tratamento com bioestimulante de algas.
Copyright (c) 2020 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).