A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS/AS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

  • Gabriel Tamanchieviz Argenton UFFS
  • Renata Portugal Oliveira UFFS
  • Sinara Munchen
Palavras-chave: formação de professores, interdisciplinaridade, educação do campo, área do conhecimento

Resumo

As Licenciaturas em Educação do Campo visam a formação de professores por área de conhecimento, e aspectos como a interdisciplinaridade são elementos importantes nestes cursos. Este trabalho teve como objetivo investigar as compreensões e de que modo ocorreram as vivências interdisciplinares durante a graduação na perspectiva dos/as licenciando/as em um curso de Educação do Campo com habilitação para a docência em Ciências da Natureza. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, com aplicação de um questionário para todos os estudantes matriculados no referido curso, totalizando 70 participantes. Os resultados indicam a partir da análise das respostas que os/as licenciandos/as apresentam compreensões diversas sobre interdisciplinaridade, apontam alguns momentos do curso como significativos nas vivências interdisciplinares como os Estágios e Seminários Integradores. No entanto, os resultados demonstram que ainda existem diversas limitações relacionadas à organização curricular de uma licenciatura com formação por área de conhecimento articulada com as especificidades da Educação do Campo.

Publicado
05-09-2019