CARACTERIZAÇÃO DE LICOR DE FRUTAS REGIONAIS

  • David Fernando dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Laranjeiras do Sul
  • Eduardo Leonarski Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Laranjeiras do Sul
  • Vania Zanella Pinto Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Laranjeiras do Sul

Resumo

O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, com uma vasta diversidade de frutos ainda a serem inseridos em produtos para o mercado consumidor. Licores são bebidas alcoólicas com graduação alcoólica de 15 a 54 %, com percentual de açúcar superior a 30 g/L. Objetivou-se analisar a aceitação de licores de amora, guabiroba, jabuticaba e pitanga, com concentração de açúcar de 344 g/L e graduação alcoólica de 21°GL. Os licores foram produzidos com frutas adquiridas no comércio regional e por meio de doações. As mesmas foram maceradas inteiras em álcool de cereais por 30 dias na proporção de 1:1 (frutas:líquido de maceração). A análise sensorial dos licores se deu pelo teste afetivo de aceitação, com 60 provadores não treinados maiores de 18 anos, consumidores de bebidas alcoólicas, que avaliaram os atributos: cor, sabor, aroma e impressão global, utilizando escala de 9 pontos distribuídos em: gostei muitíssimo (9) a desgostei muitíssimo (1). Também foi avaliada a intenção de compra, utilizando escala de 5 pontos distribuídos em: certamente compraria (5) a certamente não compraria (1). Os resultados mostraram maior aceitabilidade do licor de amora, com impressão global de 7,55 ± 1,33 e com médias 7,32 ± 1,28, 7,68 ± 1,53 e 7,31 ± 1,42 para os atributos cor, sabor, aroma, respectivamente. O licor com menor aceitação foi o licor de guabiroba, com impressão global de 6,24 ± 1,79 e com médias 6,78 ± 1,60, 6,08 ± 1,85 e 5,68 ± 1,91 para os atributos cor, sabor, aroma, respectivamente. A fruta que apresentou maior potencial mercadológico como um sabor de licor, baseado na intenção de compra, foi a amora com valor atribuído de 4,13 ± 0,81, enquanto a fruta com menor potencial foi a guabiroba com valor atribuído de 3,11 ± 1,05. Com isso, conclui-se que os licores de amora, jabuticaba, pitanga são sensorialmente aceitos e podem ser uma boa alternativa para aumentar a renda na agricultura familiar e para agroindústrias.

 

Palavras-chave: Análise sensorial, licor de frutas, potencial mercadológico.

Biografia do Autor

David Fernando dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Laranjeiras do Sul
Graduando de Engenharia de Alimentos na Universidade Federal da Fronteira Sul.
Eduardo Leonarski, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Laranjeiras do Sul
Graduando de Engenharia de Alimentos na Universidade Federal da Fronteira Sul.
Vania Zanella Pinto, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Laranjeiras do Sul
Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus de Laranjeiras do Sul, no curso de Engenharia de Alimentos.
Publicado
10-06-2017