O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está no formato do Template.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.

Diretrizes para Autores

Veja as orientações para submissão com o tutorial para autores: CLIQUE AQUI

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS SIMPLES

O objetivo geral do evento é promover o debate e a reflexão sobre a intensificação das violações de direitos humanos e construir dialogicamente estratégias de enfrentamentos das violências e estímulo à cultura de paz, com foco nas experiências das regiões Nordeste e Sul.

Qualquer pessoa pode/deve participar do evento, como ouvinte e/ou apresentador de trabalho científico. Estimulam-se a troca de saberes e práticas no Sistema Único de Saúde (SUS) (abrangendo trabalhos elaborados por profissionais dos serviços de saúde, de qualquer categoria profissional), estudos e experiências de Ensino (abrangendo trabalhos que relatam experiências ou práticas no ensino, incluindo atividades teóricas em disciplinas/componentes curriculares, teórico-práticas, estágios e monitorias), estudos e experiências de Pesquisa (abrangendo trabalhos resultantes de pesquisas científicas, e caso já tenha iniciado a coleta de dados envolvendo seres humanos, direta ou indiretamente, apresentar o número do parecer consubstanciado de aprovação em Comitê de Ética em Pesquisa - CEP, data da aprovação, e número do CAAE, mencionando o atendimento às Resoluções 466/2012 e 510/2016, ambas do Conselho Nacional de Saúde), estudos e experiências de Extensão (abrangendo trabalhos que reportam práticas de extensão universitária), e estudos e experiências de Cultura (abrangendo trabalhos oriundos das práticas culturais que envolvem a comunidade universitária e loco-regional, desenvolvido a partir de uma ou mais linguagens culturais, como dança, teatro, música, audiovisual, etc.

Serão aceitos trabalhos na modalidade de Resumo Simples (no mínimo 300 e no máximo 500 palavras) estruturado em Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados, Considerações Finais e Referências. Para contagem do número de palavras dos resumos, não serão considerados os itens: título, nome dos autores e suas credenciais, descritores, financiamento, eixo temático, e agradecimentos.

Os trabalhos deverão ser apresentados de acordo com o template disponível e suas respectivas recomendações, tais como:
- Margens superior e esquerda “3,0” , inferior e direita “2,0”;
- Título centralizado, negrito, Fonte Times New Roman, tamanho 14;
- Autores/as alinhados à direita, um por linha, nome completo "normal" (não abreviado). Cada trabalho poderá ter até oito autores/as, e cada inscrito/a no evento poderá submeter até dois trabalhos como autor principal, não havendo limites para trabalhos em coautoria. No resumo deverá ser indicado o autor principal (sublinhar o nome). Para trabalhos derivados de atividades acadêmicas, é necessário constar o nome do/a Professor/a Orientador/a;
- Corpo do resumo alinhamento justificado e espaçamento simples entre linhas, Fonte Times New Roman, tamanho 12;
- Os títulos/termos que identificam a estrutura e sessões do Resumo (Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados, e Considerações Finais) deverão estar em negrito, com a primeira letra em maiúsculo e seguidos por dois pontos. Os trabalhos que forem encaminhados no formato “Notas Prévias” (projetos, programas, e/ou experiências em andamento) deverão seguir a seguinte estrutura: Introdução, Objetivo, Metodologia, e se for o caso, Resultados Parciais;
- Os trabalhos deverão ser submetidos na versão em Word, conforme template disponível na página do evento;
- Incluir de três a cinco descritores separados por ponto e vírgula, e com ponto ao final. Os descritores indicados devem integrar a base de dados Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): https://decs.bvsalud.org/ ;
- Após os descritores, no item correspondente ao eixo temático, caberá aos/às autores/as mencionar para qual o trabalho está sendo inscrito, sendo eles:

EIXO TEMÁTICO 1: saúde e direitos da população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros/Transexuais/Travestis, Queer, Intersexo, Assexuais, Pansexuais, Não binário, e outras possibilidades de orientação sexual e identidade de gênero (LGBTQIAPN+);
EIXO TEMÁTICO 2: saúde e direitos das mulheres;
EIXO TEMÁTICO 3: saúde e direitos da população negra e igualdade racial;
EIXO TEMÁTICO 4: saúde e direitos da população indígena;
EIXO TEMÁTICO 5: saúde e direitos da população imigrante e refugiada;
EIXO TEMÁTICO 6: saúde e direitos da pessoa com deficiência;
EIXO TEMÁTICO 7: saúde e direitos da população privada de liberdade.

Em todos os eixos, além dos trabalhos já concluídos, poderão ser aceitos trabalhos contendo ainda resultados parciais das atividades, práticas e/ou pesquisas em andamento.Em todos os eixos, além dos trabalhos já concluídos, poderão ser aceitos trabalhos contendo ainda resultados parciais das atividades, práticas e/ou pesquisas em andamento.

Os Resumos deverão ser submetidos exclusivamente pelo Portal de Periódicos da UFFS (onde ficarão abrigados os futuros anais eletrônicos), a partir de cadastro prévio pelo/a autor/a responsável pela submissão, através do link: https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/SAEnf-UFFS.

Não serão recebidos e analisados Resumos enviados por qualquer outro meio/recurso.

AVALIAÇÃO DOS RESUMOS

Ao construir seu Resumo, atente para as seguintes orientações:

1) A Comissão Científica somente irá avaliar os trabalhos que estiverem dentro das normas;
2) Caso a comissão devolva o trabalho para correções, e não haja retorno até o prazo estipulado, este será reprovado, logo, não será publicado nos anais eletrônicos;
3) Não caberá recurso aos trabalhos recusados;
4) Ao submeter o trabalho, os/as autores/as se responsabilizam pelas informações nele contidas e autorizam a divulgação em anais eletrônicos do evento;
5) Trabalhos duplicados serão desconsiderados;
6) Trabalhos construídos por estudantes deverão, obrigatoriamente, ser orientados por um/uma docente, que constará como professor/a responsável no resumo;
7) Aconselha-se o uso, durante a escrita do Resumo e antes da submissão, de detectores de plágio. A Comissão Científica fará o mesmo após a recepção do Resumo, e caso detectado plágio conceitual, parcial ou integral, o resumo será reprovado, sem prejuízo das demais sanções previstas na Lei de Direitos Autorais (Lei nº 9.610/98) e Código Penal.

Os trabalhos que obtiverem as maiores notas em cada um dos Eixos, receberão um certificado adicional de menção honrosa. Os critérios avaliativos encontram-se ao final desse documento.

APRESENTAÇÃO DOS RESUMOS

Para estimular o intercâmbio nacional de experiências (considerando o tema do evento), e apenas para os participantes que não residem em Chapecó-SC (sede presencial), o Resumo poderá ser apresentado por estas pessoas de modo remoto e síncrono, pelo link que será enviado oportunamente aos e-mails dos/as autores/as. Reforçando que o evento, de um modo geral, será presencial na UFFS/Chapecó-SC, contudo, apenas os momentos de apresentação de trabalhos poderão ser híbridos.

A apresentação de cada Resumo acontecerá apenas na modalidade oral, pelo/a Relator/a em até 15 minutos, utilizando o template de apresentação a ser disponibilizado na página/site do evento.

ANAIS ELETRÔNICOS DO EVENTO

O registro de ISSN (International Standard Serial Number ou, em português, Número de Publicação Seriada), por padrão na UFFS, é solicitado a partir da segunda edição do evento, já que é preciso comprovar a periodicidade. Logo, nessa primeira edição, não haverá ainda número/registro de ISSN. Para comprovação de publicação e apresentação de Resumo no evento, pode-se utilizar o PDF do resumo a ser publicado nos Anais Eletrônicos do evento, e/ou também o futuro certificado concedido aos/às autores/as de cada Resumo, conforme datas abaixo.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados neste evento serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.