EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA MERENDEIRAS E SERVENTES DE SÃO MIGUEL DA BOA VISTA/SC: ALIMENTANDO O FUTURO
Resumo
Um dos objetivos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) - que existe no Brasil desde o ano de 1955 - é garantir a formação de hábitos alimentares saudáveis de todos os alunos da educação básica, matriculados em escolas públicas e filantrópicas do país. Neste contexto, oferecer uma alimentação de qualidade nutricional significa cuidar de vários aspectos da alimentação escolar. Para tanto, capacitar os profissionais que estão à frente do PNAE é de extrema importância. Objetivo: Relatar a experiência de capacitação de Merendeiras e Serventes do Município de São Miguel da Boa Vista (SMBV) que atuam no PNAE. Método: Foi realizado Aperfeiçoamento para Merendeiras e Serventes pelo colegiado de Nutricionistas da Associação dos Municípios do Entre Rios (AMERIOS) em julho de 2017 na cidade de Maravilha, município do extremo oeste catarinense, e sede da Instituição. A referida Instituição tem por objetivo assessorar e colaborar com as atividades realizadas nos municípios, por meio dos diversos Colegiados que pertencem a mesma, dentre eles o colegiado de Nutricionistas, diretamente ligado as Secretarias de Educação dos municípios. O referido colegiado tem por objetivo oportunizar troca de saberes e experiências entre os profissionais dos municípios da área de alimentação escolar. SMBV é um dos 17 municípios que a referida Instituição congrega, e visando a formação continuada dos profissionais que atuam no PNAE o município participou do III Aperfeiçoamento para Merendeiras e Serventes da AMERIOS, destaca-se que foram realizadas edições anteriores desta capacitação nos anos de 2010 e 2014, sendo que as profissionais da Alimentação Escolar de SMBV participaram dos eventos realizados anteriormente. Resultados: Por meio de 3 palestrantes foram abordados os temas: motivação, ética, saúde do trabalhador, Boas Práticas de Fabricação (BPF). Foram capacitadas Merendeiras, Serventes e Nutricionista Responsável Técnica pelo PNAE de SMBV. A capacitação teve um total de 8 horas e auxiliou na formação e aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos no programa, valorizando o trabalho em equipe e aplicando conceitos de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e qualidade higiênico-sanitária dos alimentos de forma prática no dia-a-dia de suas atividades, fazendo com que o PNAE seja desenvolvido de uma forma plena, além de promover ação de intersetoralidade entre todos os envolvidos. Conclusão: Este momento de capacitação oportunizou aprimoramento pessoal e profissional, intregração entre merendeiras, serventes e nutricionista, propôs uma abordagem de temas como saúde, motivação, ética e possibilitou reforçar as técnicas de BPF para o preparo da alimentação escolar. Esta atividade de educação permanente propôs aos profissionais da alimentação escolar de SMBV envolvimento com seu local de trabalho, garantiu ações de vigilância e atenção a saúde e contribuiu para uma melhor qualidade de vida dos alunos beneficiados com o PNAE no município.
Palavras chave: Saúde Pública, Alimentação Escolar, Capacitação, Segurança Alimentar e Nutricional.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Lei nº 11.947 de 16 julho de 2009. Brasília, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Resolução CD/FNDE nº 26 de 17 de junho de 2013. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. Brasília, 2013.