INTEGRA E EDUCAÇÃO PARA O SUS: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO COLABORATIVA E INTEGRADORA, É POSSÍVEL FAZER DIFERENTE?

Authors

  • Larissa Polejack Departamento de Psicologia Clínica/Instituto de Psicologia/Universidade de Brasília

Abstract

Este trabalho pretende descrever a experiência de construção e implantação do “INTEGRA: Grupo de Estudos, Intervenção e Educação em Psicologia, Cronicidades e Políticas Públicas de Saúde”. Seu início foi em 2014, a partir de da reflexão sobre a fragilidade na formação da Psicologia para atuar no SUS e da necessidade de construção de um processo formativo mais colaborativo e seguro para o desenvolvimento e a reflexão sobre o papel profissional coerente com os princípios do SUS. O objetivo principal é operar como espaço de reflexão e intervenção em Psicologia de forma articulada com a Saúde Coletiva, incentivando a integração entre graduação e pós-graduação e buscando estratégias de fortalecimento do SUS por meio de pesquisas e ofertas de processos formativos para estudantes e profissionais da rede de saúde no DF. Como fundamentos teórico-epistemológicos e metodológicos nos baseamos na Pedagogia Problematizadora de Paulo Freire, no Psicodrama e nos pressupostos da Educação Permanente em Saúde. São desenvolvidas várias atividades diferentes, dentre elas, destacamos as reuniões quinzenais para discussão de textos e compartilhamos de experiências e vivências nos cenários de pesquisa e prática. Durante o compartilhamento das pesquisas individuais, o grupo todo se concentra em apoiar o pesquisador com reflexões, ideias e sugestões sobre próximos passos. Participam desses encontros uma docente, estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais da rede de saúde (eventualmente). Outra atividade desenvolvida é a realização de Sociodramas e ofertas de processos formativos para profissionais de saúde. Como principais resultados podemos destacar: a) a ampliação do interesse de estudantes de Psicologia na atuação para o SUS; b) inserção da disciplina de “Psicologia e Saúde Pública” no currículo do curso de graduação da Psicologia, c) a organização da I Jornada de Psicologia e Políticas Públicas em Saúde, com aproximadamente 60 participantes. Como produto desse encontro, organizamos um livro intitulado “Psicologia e políticas públicas na saúde: experiências, reflexões, interfaces e desafios”, publicado pela Editora Rede Unida. É uma obra construída coletivamente entre docentes, discentes e trabalhadores da saúde e está organizada em 3 eixos que contemplam 22 capítulos, integrado por 41 autores de variadas formações e experiência no SUS; d) atuação em cursos de educação continuada para profissionais da rede, e) realização de pesquisa sobre a atuação dos Psicólogos nos NASF-DF, e outras pesquisas em andamento. Ao longo desse processo de desenvolvimento do INTEGRA, algumas lições têm sido aprendidas e outras inquietações permanecem. Como lições, destacamos que essa proposta de atuação coletiva e integrada nos ajuda a construir um espaço de pesquisa e de acolhimento de forma a apoiar o desenvolvimento do papel de pesquisador/trabalhador do SUS com mais leveza e menos solidão. A  relação com os participantes no Integra tem proporcionado experiências de co-gestão e desenvolvimento de autonomia. Como desafios permanecem as cobranças por produtividade e a graduação voltada  para formar especialistas, com poucos espaços para interação com outras áreas. Sugerimos que núcleos dessa natureza sejam incentivados nas graduações em saúde como espaços privilegiados de aprendizado e desenvolvimento de papel profissional comprometido com o SUS.

Palavras-chave: SUS, Psicologia, formação em saúde.

Author Biography

  • Larissa Polejack, Departamento de Psicologia Clínica/Instituto de Psicologia/Universidade de Brasília
    Psicóloga, Mestre em Psicologia Clínica, Doutora em Psicologia da Saúde e Desenvolvimento, com pós-doutorado em Saúde Pública(Tulane University/2016). Professora Adjunta do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília.

References

Psicologia e políticas públicas na saúde: experiências, reflexões, interfaces e desafios. Larissa Polejack [et al] organizadores. Porto Alegre: Rede UNIDA, 2015. 440p. (Série Atenção Básica e Educação na Saúde).

Published

18-08-2025