A GESTÃO DO CUIDADO AO IDOSO QUE CAI: REFLEXÕES ACERCA DA REDE DE SUPORTE PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE

  • Jozieli Zortea Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Rozemar Gemelli Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó
  • Fabia Kaufmann Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Adriana Remião Luzardo Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó
  • Silvia Maria Azevedo dos Santos

Resumo

O envelhecimento da população mundial e brasileira tem provocado mudanças para as políticas públicas, especialmente para a área da saúde, diante do suporte necessário para resolver as demandas oriundas do aumento da expectativa de vida. Com isso, este estudo buscou analisar os agentes da rede de suporte para o idoso que vive a situação da queda, como forma de não somente prevenir este acidente, mas também promover saúde e potencializar a gestão do cuidado. Assim, foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, por meio de 8 entrevistas semiestruturadas, com idosos que haviam caído e sido internados em um hospital público de Florianópolis, no período de outubro a dezembro de 2014. A análise dos dados foi realizada pela Análise de Conteúdo de Bardin, resultando em três categorias temáticas, a saber: Suporte da Informação, Suporte Familiar e Suporte da Espiritualidade. O suporte da informação, da rede familiar e da espiritualidade suscitaram reflexões para promoção da saúde, com potencial para valorizar elementos da política de promoção da saúde como a educação, o empoderamento, a participação e os recursos comunitários. O empoderamento e a participação estimulam o surgimento de agentes sustentadores das relações de cuidado, executando ações de suporte diante das necessidades de saúde do idoso. O suporte da informação suscitou reflexões sobre promoção da saúde, valorizando o processo do envelhecimento ativo. Além disso, os resultados lançaram bases para um modelo de gestão do cuidado ao idoso que cai, observando a influência da rede de recursos que existem ao redor da pessoas idosa, de forma que venham otimizar e apoiar o cuidado.

Biografia do Autor

Jozieli Zortea, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
Acadêmica de Enfermagem da 6ª Fase, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó
Rozemar Gemelli, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó
Acadêmica de Enfermagem da 6ª Fase, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó
Fabia Kaufmann, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
Acadêmica de Enfermagem da 6ª Fase, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó
Adriana Remião Luzardo, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó

Doutora em Enfermagem (UFSC), Docente do Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó

Possui Bacharelado, Licenciatura e Mestrado em Enfermagem (UFRGS), Especialização em Gestão da Saúde Pública, Especializaçã em Gerontologia e Doutorado e Enfermagem (UFSC).

Docente do Curso de Graduação em Emfermagem da UFFS- Chapecó. Atua nas áreas de Gestão, Planejamento, Geranciamento em Saúde e Enfermagem. Trabalha com os temas de Promoção da Saúde, Atenção Primária, Envelhecimento, Vulnerabilidade e Determinantes Sociais da Saúde.

Silvia Maria Azevedo dos Santos

Doutora em Educação Unicamp. Docente do Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Publicado
21-03-2018
Seção
Planejamento e Gestão dos Sistemas de Saúde