A INTERAÇÃO DE SABERES E PRÁTICAS DE CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DOS IDOSOS A PARTIR DA ARTE

  • Iury Daron Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Passo Fundo
  • Vanderléia Laodete Pulga Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Passo Fundo
  • Luana de Bem Giareta Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Passo Fundo

Resumo

Objetivo: O cuidado integral à saúde dos idosos ainda é um desafio na formação médica frente à complexidade de problemas relacionados aos processos de saúde e adoecimento, bem como diante de situações de desamparo, negligência e abandono em que grande parte dos idosos se encontram. Trata-se de relato de experiência junto aos moradores do Lar de Idosos Lucas Araújo vinculado aos Programas de Extensão e Cultura Arte Promovendo Saúde & Saúde Fazendo Arte e Formação de Atores Sociais a partir da Educação Popular em Saúde da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Passo Fundo. Tem como objetivo desenvolver ações de cuidado integral à saúde de idosos, a partir da articulação entre a arte e a saúde, a fim de melhorar a qualidade de vida, bem como o contribuir no desenvolvimento de habilidades e competências tão fundamentais na formação médica.Método: O projeto se desenvolveu a partir de vivências e oficinas de promoção da saúde dos idosos junto a uma Instituição de Longa Permanência em Passo Fundo onde os estudantes de medicina lançaram mão do uso de expressões artísticas e culturais para essas pessoas expressarem as diversas realidades e singulares contextos sociais e familiares. A partir disso, foram abordadas dinâmicas de valorização e construção de vínculos e redes colaborativas, as quais possibilitaram a apresentação e troca de experiências de vida, narrativas, vivências com músicas, danças e teatros, assim como a escuta qualificada em conversas individuais.Resultados: O desenvolvimento dessas ações possibilitou aos idosos momentos de alegria, de valorização, de construção de novos sentidos ao seu viver, aproximação e vínculos entre si. Aos estudantes, o conhecimento do contexto social, além disso, a música, a dança e as demais atividades lúdicas trabalhadas possibilitaram o desenvolvimento da empatia, do trabalho em equipe, da sensibilidade no cuidado, do respeito às diversas realidades e formas de abordagem, habilidades essenciais a serem desenvolvidas na formação médica centrada no cuidado da pessoa, na promoção e prevenção e cuidado da saúde.Conclusões: A interação com os idosos é determinante aos estudantes de medicina já que as realidades as quais cada pessoa está inserida são essenciais para a prática médica. Assim, desenvolvem a sensibilidade, a capacidade de escuta, a construção de vínculos, o trabalho em equipe, a observação, análise, empatia e a capacidade de cuidar do ser humano de forma integral.Palavras chave: Saúde do Idoso; Integralidade; Arte.

Biografia do Autor

Iury Daron, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Passo Fundo
Acadêmico de Medicina na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Passo Fundo. Voluntário no Projetos de Cultura: "Arte Promovendo Saúde & Saúde Fazendo Arte"; no Programa de Extensão " Formação de Atores Sociais no SUS a partir da Educação Popular em Saúde". Integrante da Liga Acadêmica de Cirurgia do Aparelho Digestivo do Hospital da Cidade de Passo Fundo e da Liga de Emergência e Trauma da Universidade Federal da Fronteira Sul. Integrante do Diretório Acadêmico Rudah Jorge na Universidade Federal da Fronteira Sul. Participante do VER-SUS 2016/2.

Referências

Gusso G; Lopes JMC. Tratado de Medicina de Família e Comunidade: 2 Volumes:

Princípios, Formação e Prática. Porto Alegre: Artmed Editora, 2012

Publicado
03-03-2018
Seção
Saberes e Práticas de Atenção à Saúde