VISITA DOMICILIAR: AMBIENTE FAVORÁVEL À EDUCAÇÃO EM SAÚDE AO INDIVÍDUO EM CONDIÇÃO CRÔNICA DE DOENÇA
Resumo
A visita domiciliar (VD) oportuniza o cuidado a saúde de forma mais acolhedora, empática, e holística, possibilitando e amplificando o acesso à população. É através dessa tecnologia que os profissionais da saúde conseguem atingir de forma qualitativa seu principal objetivo, a educação em saúde, sendo esse um pilar para a construção de conhecimento e troca de saberes, por meio da promoção e prevenção da saúde. Nesse contexto, a consulta de enfermagem foi realizada com o objetivo de prestar assistência sistematizada de enfermagem, identificando problemas de saúde, bem como, implementando e avaliando cuidados que incidam para a promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde. O presente trabalho tem o objetivo de relatar a experiência de educação em saúde realizada durante a visita domiciliar ao usuário em condição crônica de saúde. Prática que foi realizada por acadêmicas do 6º período de enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, durante atividade teórico-prático em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no município de Chapecó/SC, durante o mês de outubro de 2017. O percurso metodológico compreendeu três etapas: 1) busca de dados do indivíduo no prontuário eletrônico; 2) realização da VD com o acompanhamento da Agente Comunitária de Saúde e 3) a implementado o Processo de Enfermagem (PE), foco deste relato. Com dados coletados previamente e com informações obtidas na VD procedeu-se com o processo de enfermagem. O histórico possibilitou elencar entre outros, diagnósticos de enfermagem com enfoque na educação em saúde. Os diagnósticos evidenciados em maior índice e orientados durante a VD foram: Integridade da pele prejudicada, Risco de glicemia instável, Desequilíbrio hidroeletrolítico, Risco de perfusão tissular ineficaz, Acuidade visual prejudicada, Ansiedade, Falta de adesão e Manutenção ineficaz da saúde. Conclui-se que a VD possibilitou uma abordagem ampla em relação à elaboração do histórico de enfermagem a identificação dos diagnósticos prioritários , assim como orientações relativas aos mesmos, caracterizadas neste contexto como educação em saúde, atribuição do enfermeiro da UBS. Destaca-se a importância dessa experiência na prática curricular e acadêmica, pela oportunidade do aprendizado em grupo na realização da educação em saúde onde ocorreu uma abordagem prévia e efetiva com os pacientes crônicos no que diz respeito à promoção e prevenção da saúde, vivencia complementar ao atendimento assistencial curativo.Referências
ANDRADE, ademilde machado ; GUIMARÃES, alzira maria d'ávila nery ; COSTA, diego melo ; MACHADO, leane de carvalho ; GOIS, cristiane franca lisboa . Visita domiciliar: validação de um instrumento para registro e acompanhamento dos indivíduos e das famílias. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 23, p. 165-175, 2014.
Publicado
20-02-2018
Seção
Educação e Formação em Saúde