POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE ESTUDOS

  • Andressa Ransolin Universidade comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Carolyne Diehl Stuani Universidade comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Karen Cristina Kades Andrigue Universidade comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Bianca Joana Mattia Universidade comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Resumo

Resumo: Neste resumo, se objetiva relatar a experiência da constituição de um grupo de estudos, com enfoque nas Políticas Públicas de Saúde no curso de graduação em Enfermagem da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Ocurso de graduação em Enfermagem da Unochapecó tem sua proposta metodológica organizada pela formação de núcleos de conhecimento capazes de atribuir ao acadêmico a formação integrada. Dentre seus componentes curriculares, na quarta e quinta fase respectivamente os estudantes tem a oportunidade de cursar os Núcleos de Enfermagem em Saúde Coletiva I e II, nos quais se discutem as Políticas Públicas em Saúde. A partir disto emergiu nos estudantes o interesse pelo estudo aprofundado da temática e desta forma com apoio do docente responsável pelos núcleos foi implantado o grupo de estudos. O grupo acontece com encontros quinzenais. Em cada encontro ocorre a discussão de uma política pública diferente. A estratégia metodológica utilizada são leituras das políticas, roda de conversa e também estudo dirigido com discussões. Os benefícios agregados pelos acadêmicos com a participação em grupos de estudos e pesquisa traz para os envolvidos um conhecimento extraclasse, neste caso relacionado as políticas públicas de saúde. Compreende-se que um dos desafios para as Instituições de Ensino Superior (IES) é a formação de profissionais de saúde competentes diante das situações reais, postas pelos serviços e pela gestão em saúde. Em sentido disto, a discussão sobre Políticas Públicas de Saúde vem ganhando espaço nos últimos anos, pois esta contribui na formação de profissionais competentes para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS), aptos a superarem as relações fragmentadas e hierarquizadas entre os profissionais, bem como os modelos hegemônicos na gestão e atenção à saúde. Portanto, ao longo dos encontros do grupo, os estudantes puderam buscar conhecimentos através das leituras e de debates em grupo tornando-se protagonistas do processo ensino-aprendizagem, possibilitando a formação de futuros enfermeiros preparados e engajados para trabalhar no Sistema Único de Saúde   possibilitando a reorientação das práticas de atenção à saúde

 

Palavras-chave:  Políticas Públicas de Saúde; Enfermagem. Sistema Único de Saúde.

Publicado
20-02-2018
Seção
Educação e Formação em Saúde