A INSERÇÃO DE UMA ACADÊMICA DE MEDICINA EM VIVÊNCIAS INTERDISCIPLINARES E MULTIPROFISSIONAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Juliana Ulsenheimer Knorst Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Carla Rosane Paz Arruda Teo Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Resumo

A complexidade do cuidado no processo saúde-doença exige ações preventivas e curativas articuladas por equipes multiprofissionais, a fim de assegurar a integralidade da assistência à população. Com o objetivo de abordar de maneira ativa a articulação dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), através do projeto Vivências Interdisciplinares e Multiprofissionais (VIM), possibilita ao estudante interagir com professores, profissionais e usuários da saúde para a construção do aprendizado. O VIM tem origem nas atividades desenvolvidas a partir do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) e é realizado em parceria com a Secretaria da Saúde de Chapecó/SC, em uma iniciativa de integração ensino-serviço-comunidade. Logo, este estudo objetiva relatar a experiência das tutorias e práticas VIM enquanto acadêmica de medicina. O desenvolvimento do VIM se deu por meio de tutorias e inserções em Unidades Básicas de Saúde do município de Chapecó/SC no mês de março de 2016. Para que a integração multiprofissional fosse possível, equipes foram montadas com um acadêmico de cada curso de graduação relacionados à área da saúde - fisioterapia, enfermagem, medicina, ciências biológicas, psicologia, farmácia, educação física, serviço social, odontologia, nutrição e medicina veterinária. Cada equipe interdisciplinar recebeu orientações de tutores, docentes dos cursos de graduação que participaram do VIM. Na primeira tutoria foram abordados conhecimentos sobre o trabalho e a abrangência da Atenção Básica em Saúde, como também a legislação vigente. A segunda tutoria integrou as equipes interdisciplinares e demonstrou a importância da vigilância em saúde e da interpretação de dados epidemiológicos frente à integralidade do cuidado. A vivência foi realizada no Centro de Saúde da Família Bela Vista (Chapecó, SC), cenário em que ocorreu a interação com os usuários e profissionais do serviço de saúde primária. Foi possível conhecer de forma ativa a estrutura e o funcionamento da unidade, o trabalho realizado pelas equipes multiprofissionais (promoção, prevenção, recuperação e reabilitação), a percepção dos usuários e dos profissionais, o processo de territorialização e a vigilância em saúde. A experiência proporcionada pelo VIM permitiu aos acadêmicos o contato com a realidade da Atenção Básica, facilitando o processo de aprendizado no entendimento da articulação das equipes multiprofissionais no SUS, da territorialização, da descentralização organizacional e hierarquia dos níveis de complexidade, da autonomia do sujeito e dos princípios do SUS, como a integralidade, universalidade e equidade. Além disso, foi possível compreender as atribuições dos profissionais e a composição das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), o que contribui para uma visão ampliada da atenção à saúde e para a superação dos modelos de formação médico-centrados. Portanto, os objetivos do projeto foram concluídos com êxito, já que a discussão do SUS por meio de metodologias ativas - vivência aliada à teoria - agregou ao conhecimento dos estudantes e mudou sua visão sobre o conceito de saúde.

Biografia do Autor

Juliana Ulsenheimer Knorst, Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Acadêmica do curso de Medicina da Universidade Comunitária de Chapecó.
Carla Rosane Paz Arruda Teo, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Nutricionista, Doutora em Ciências de Alimentos, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Publicado
20-02-2018
Seção
Educação e Formação em Saúde