POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE NA ESCOLA: EXPERIÊNCIA COM O PROJETO “PRIMEIROS SOCORROS”
Resumo
Objetivo: Relatar a experiência de enfermeiros docentes na realização de um projeto de extensão com alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas municipais e estaduais, cujo objetivo foi transmitir informações e técnicas eficazes a serem adotadas no momento do atendimento às vítimas de algum tipo de agravo em nosso cotidiano. Metodologia: O planejamento da atividade foi realizado por um grupo de enfermeiros docentes de uma instituição de ensino superior localizada na região sul do Estado de Santa Catarina. Depois de concluído o planejamento das atividades a serem realizadas, um contato junto a direção das escolas foi feito, agendado data, horário e local para a realização das mesmas. A transmissão das informações e técnicas do atendimento às vítimas aos alunos se deu por meio de realização de aula expositiva dialogada, bem como, da realização de atividades práticas com uso de manequim para a simulação das técnicas, obtendo assim a participação ativa dos alunos. Resultados: A atividade proposta envolveu no total cerca de 350 alunos do ensino médio de escolas públicas estaduais e municipais localizadas na região sul do Estado de Santa Catarina. Abordou junto aos alunos a legislação acerca da obrigatoriedade de todo brasileiro não deixar de prestar assistência a quem necessita, bem como, os seguintes agravos que demandam atendimentos de urgência: parada cardiorrespiratória enfatizando o seu conceito, as suas técnicas de constatação, bem como, a técnica de reanimação cardiopulmonar de acordo com as últimas diretrizes da American Heart Association. Além disso, fizeram parte do projeto de extensão, a abordagem do conceito e das classificações de hemorragias, desmaios e convulsões, bem como, dos procedimentos a serem realizados até a chegada do socorro de urgência frente a estas situações. A atividade foi executada de modo que envolvesse ativamente os alunos para a facilitação do aprendizado e permitindo que os mesmos compreendessem o significado e a importância de um atendimento eficaz, bem como, passassem a possuir um nível de conhecimento que seja capaz de identificar as necessidades técnicas em uma situação de agravo. Todos os alunos foram convidados para a realização de atividades práticas da técnica de reanimação cardiopulmonar com o uso de manequim. Ao final, os alunos participantes das atividades relataram que os conhecimentos adquiridos acrescentaram muito em suas vidas, pois receberam instruções de grande importância quanto ao salvamento de vidas e das atitudes a serem todas em uma situação de risco. Conclusão: A atividade realizada vem de encontro aos objetivos pactuados pelo Programa Saúde na Escola (PSE), considerado uma política pública de saúde e instituída desde 2007 visando a integração de forma intersetorial da promoção de saúde e a educação integral. Permitiu que os participantes tomassem conhecimento das melhores condutas a serem adotadas em situações de agravo no nosso dia-a-dia, tendo em vista que a qualquer momento de nosso cotidiano podemos nos deparar com diversas situações de risco, necessitando a tomada de decisão imediata para preservação da vida ou minimização das consequências.
Publicado
03-03-2018
Seção
Saberes e Práticas de Atenção à Saúde