POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE NA ESCOLA: EXPERIÊNCIA COM O PROJETO “PRIMEIROS SOCORROS”

  • Lilian Fabianni Bastos Centro Universitário Barriga Verde
  • Lucas Corrêa Preis Universidade Federal de Santa Catarina
  • Karla Pickler Cunha Centro Universitário Barriga Verde
  • Greice Lessa Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência de enfermeiros docentes na realização de um projeto de extensão com alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas municipais e estaduais, cujo objetivo foi transmitir informações e técnicas eficazes a serem adotadas no momento do atendimento às vítimas de algum tipo de agravo em nosso cotidiano. Metodologia: O planejamento da atividade foi realizado por um grupo de enfermeiros docentes de uma instituição de ensino superior localizada na região sul do Estado de Santa Catarina. Depois de concluído o planejamento das atividades a serem realizadas, um contato junto a direção das escolas foi feito, agendado data, horário e local para a realização das mesmas. A transmissão das informações e técnicas do atendimento às vítimas aos alunos se deu por meio de realização de aula expositiva dialogada, bem como, da realização de atividades práticas com uso de manequim para a simulação das técnicas, obtendo assim a participação ativa dos alunos. Resultados: A atividade proposta envolveu no total cerca de 350 alunos do ensino médio de escolas públicas estaduais e municipais localizadas na região sul do Estado de Santa Catarina. Abordou junto aos alunos a legislação acerca da obrigatoriedade de todo brasileiro não deixar de prestar assistência a quem necessita, bem como, os seguintes agravos que demandam atendimentos de urgência: parada cardiorrespiratória enfatizando o seu conceito, as suas técnicas de constatação, bem como, a técnica de reanimação cardiopulmonar de acordo com as últimas diretrizes da American Heart Association. Além disso, fizeram parte do projeto de extensão, a abordagem do conceito e das classificações de hemorragias, desmaios e convulsões, bem como, dos procedimentos a serem realizados até a chegada do socorro de urgência frente a estas situações. A atividade foi executada de modo que envolvesse ativamente os alunos para a facilitação do aprendizado e permitindo que os mesmos compreendessem o significado e a importância de um atendimento eficaz, bem como, passassem a possuir um nível de conhecimento que seja capaz de identificar as necessidades técnicas em uma situação de agravo. Todos os alunos foram convidados para a realização de atividades práticas da técnica de reanimação cardiopulmonar com o uso de manequim. Ao final, os alunos participantes das atividades relataram que os conhecimentos adquiridos acrescentaram muito em suas vidas, pois receberam instruções de grande importância quanto ao salvamento de vidas e das atitudes a serem todas em uma situação de risco. Conclusão: A atividade realizada vem de encontro aos objetivos pactuados pelo Programa Saúde na Escola (PSE), considerado uma política pública de saúde e instituída desde 2007 visando a integração de forma intersetorial da promoção de saúde e a educação integral. Permitiu que os participantes tomassem conhecimento das melhores condutas a serem adotadas em situações de agravo no nosso dia-a-dia, tendo em vista que a qualquer momento de nosso cotidiano podemos nos deparar com diversas situações de risco, necessitando a tomada de decisão imediata para preservação da vida ou minimização das consequências.

Biografia do Autor

Lilian Fabianni Bastos, Centro Universitário Barriga Verde
Enfermeira.
Lucas Corrêa Preis, Universidade Federal de Santa Catarina
Enfermeiro graduado pelo Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE (2016). Atualmente realiza Mestrado em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC). É membro do Laboratório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Saúde da Criança e do Adolescente (GEPESCA/UFSC) e do Núcleo de Estudos Aplicados a Saúde (NEAS/UNIBAVE). Além disso, é aluno do Curso de Especialização em Gestão em Saúde pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Durante a graduação (2014-2016), desenvolveu atividades de iniciação cientifica no Núcleo de Estudos Aplicados a Saúde (NEAS/UNIBAVE) como bolsista pelo Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES) e com pesquisas ligadas a Epidemiologia, Políticas de Saúde e Gestão em Saúde. Atualmente, tem como linha de pesquisa os Modelos e Tecnologias para o Cuidado em Saúde e Enfermagem.
Karla Pickler Cunha, Centro Universitário Barriga Verde
Enfermeira. Mestranda em Saúde Coletiva.
Greice Lessa, Universidade Federal de Santa Catarina
Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem.
Publicado
03-03-2018
Seção
Saberes e Práticas de Atenção à Saúde