ANOREXIA E BULIMIA: TRANSFORMAÇÕES NA IMAGEM CORPORAL DE ADOLESCENTES DO SEXO FEMININO QUE POSSUEM TRANSTORNOS ALIMENTARES.

  • Ligia Tressoldi Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA – CELER FACULDADES.
  • André Figueiredo Pedrosa FACISA/CELER Faculdades
  • Thiego da Silva Socoloski FACISA/CELER Faculdades
  • Greice Silva Ferreira FACISA/CELER Faculdades
  • Jakeline Garbim FACISA/CELER Faculdades

Resumo

Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender os transtornos alimentares tais como a anorexia e a bulimia e as transformações na imagem corporal em adolescentes do sexo feminino. Para a realização deste estudo foi utilizado o método de revisão bibliográfica, trata-se de uma pesquisa qualitativa do qual foram pesquisados artigos dos últimos 10 anos sobre o tema dos transtornos alimentares, principalmente a anorexia e a bulimia. A anorexia e a bulimia são transtornos alimentares muito comuns em adolescentes do sexo feminino principalmente pelas várias mudanças corporais inerentes a esta etapa do ciclo vital. A adolescente é mais crítica em relação ao seu corpo e possui considerável probabilidade de procurar métodos de emagrecimento para se inserir na sociedade. A insatisfação corpórea tem sido frequentemente associada a uma percepção de imagem corporal diferente do corpo que a jovem possui de fato, o que pode causar na mesma o aparecimento dos transtornos alimentares. Com relação a estes transtornos, cabe aos profissionais de saúde e de educação física que estão presentes nas academias de ginástica e inseridos no contexto das atividades físicas, identificar os possíveis motivos pela busca do emagrecimento, identificando assim, se há distúrbios de imagem, insatisfação corporal ou quadro clínico de anorexia e bulimia. Muitas jovens que procuram a ajuda de profissionais de educação física atuantes em academias são jovens saudáveis, porém, com ideias doentias de atender a padrões sociais antes mesmo de procurarem estar com a saúde em perfeito estado. Nota-se uma grande preocupação com o peso corporal e principalmente com os comentários que giram em torno deste quesito. Diante do estudo realizado podemos concluir que os meios de comunicação bem como os estereótipos sociais de beleza, despertam nas jovens a sensação de que só serão felizes e socialmente aceitas se seguirem um determinado padrão estético. Destaca-se também a importância dos profissionais de saúde para a identificação e tratamento dos transtornos alimentares no contexto esportivo e da necessidade de realizar um trabalho de prevenção em saúde com estas adolescentes.

Palavras-chave: Anorexia; Bulimia; Adolescente; Educação Física e Treinamento.


Biografia do Autor

Ligia Tressoldi, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA – CELER FACULDADES.

Pós-Graduanda em Fisiologia Aplicada ao Treinamento desportivo na FACISA/Celer Faculdades. Graduada em Educação Física pela FACISA/Celer Faculdades.

André Figueiredo Pedrosa, FACISA/CELER Faculdades
Professor dos cursos de Psicologia e Educação Física da FACISA/CELER Faculdades, Coordenador do Grupo de Pesquisa em Psicanálise e Contemporaneidade (GPSIC), Mestre em Psicologia Clínica – PUCRS, Especialista em Saúde da Família – UFSC, Especialista em Psicologia Clínica – CFP, Graduação em Psicologia - PUC Minas.
Thiego da Silva Socoloski, FACISA/CELER Faculdades
Pós-Graduando em Fisiologia Aplicada ao Treinamento desportivo na Celer Faculdades. Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduado em Educação Física Licenciatura e Educação Física Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria.
Greice Silva Ferreira, FACISA/CELER Faculdades
Acadêmica do curso de Psicologia da FACISA/ Celer Faculdades. Integrante do grupo de pesquisa em Psicanálise e contemporaneidade (GPSIC).
Jakeline Garbim, FACISA/CELER Faculdades
Acadêmica do 4º período do curso de Psicologia da Celer Faculdades.  Integrante e monitora do grupo de pesquisa em Psicanálise e Contemporaneidade (GPSIC).
Publicado
03-03-2018
Seção
Saberes e Práticas de Atenção à Saúde