O ENSINO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NA GRADUAÇÃO DE MEDICINA EM UM CURRÍCULO DE METODOLOGIAS ATIVAS
Resumo
Palavras-chave: Educação Médica; Ensino; Atenção Primária à Saúde; Currículo; Medicina de Família e Comunidade. Objetivo: Compreender da inserção do ensino da atenção primária em saúde no módulo de Integração Ensino e Comunidade da Faculdades Pequeno Príncipe, comparados com as novas Diretrizes Curriculares do Curso de Medicina. Métodos: Esse estudo utilizou o método de análise documental do currículo de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP), através da identificação das palavras-chave: “Estratégia de Saúde da Família”, “Atenção Básica”, “Gestão e Políticas Públicas” e “Longitunalidade” na matriz curricular, programas e ementas de ensino de toda a graduação de medicina, avaliando a participação da instituição de ensino em políticas incentivadoras, estrutura curricular e características específicas das disciplinas. Resultados: Estudos relatam que muitos currículos de medicina ainda não se adequaram para a necessidade de formar médicos para a nova norma nacional vigente o Sistema Único de Saúde, e ainda, dentro de uma perspectiva de um generalista que pode atuar na Atenção Primária em Saúde em todos os seus eixos de ação. Ao analisar os documentos da graduação de Medicina das Faculdades Pequeno Príncipe observou- se a preocupação com inclusão precoce do estudante nos cenários de prática e ainda com a ética, determinação social da saúde e gestão em saúde. O Projeto Pedagógico do Curso coloca o módulo do IEC como longitudinal aos oito semestres e somando a isso, o internato rural previsto para ser realizado numa cidade litorânea. O Módulo do IEC possui a cada semestre uma temática diferente que aborda a saúde e sociedade, os sistemas de saúde, a gestão e as políticas públicas de saúde, os princípios da estratégia de saúde da família, a abordagem familiar, gestão do cuidado e da clínica e ainda a educação em saúde. Temas centrais condizentes com as novas diretrizes curriculares. Como metodologia desta Unidade Curricular destaca-se o Arco de Maguerez, a inserção nos serviços de saúde conforme os objetivos estabelecidos e ainda, o portfólio. Destaca-se ainda a ida a cada 15 dias para o território (observação – inicio do Arco), o retorno a sala de aula (teorização) e a volta ao território (aplicação). O estudante assim possui inserção precoce nos serviços de saúde. Observou-se ainda que das 576 horas no período pré-internato, o IEC ocupa 11% da grade curricular. Conclusão: Desta forma podemos concluir que o Módulo IEC está em conformidade com as novas diretrizes curriculares porque possibilita na proposta do seu desenho a formação de um médico generalista e reflexivo que preenche as competências de Atenção à Saúde, Educação e Gestão em Saúde.
Referências
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