MULTIPLICADORES MIRINS - DO ROSA AO AZUL

  • Simone Cristina Dalbello da Silva Mestranda no Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas pela UFFS de Erechim

Resumo

Os meses que se intitularam “outubro rosa” e “novembro azul” vêm ganhando força e “cor” no Brasil e trazem para a discussão temas sobre a saúde da mulher e saúde do homem, principalmente no que tange a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, do colo do útero e do câncer de próstata. Pensando na educação em saúde como principal instrumento de emancipação individual e social, trabalhamos os temas referentes à saúde da mulher e do homem com diferentes faixas etárias através de palestras e eventos mais voltados para o público adulto com vistas mais informativas e o foco principal foi o trabalho realizado junto às escolas municipais com alunos do sexto ano do ensino fundamental na Cidade de Concórdia – SC, desenvolvidos pelo Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF), Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e Unidade Sanitária. O objetivo do projeto foi capacitar às crianças como multiplicadores de informação nesse trabalho de prevenção dos cânceres foco das campanhas dos meses de outubro e novembro. O trabalho foi realizado indo a campo, através de observação participante e se utilizando de conversas informativas, nas quais as crianças receberam informações sobre o que o câncer, como prevêni-los e especificamente o que é a campanha do outubro rosa e novembro azul, para que assim pudessem abraçar a causa. Posteriormente as crianças eram incentivadas a realizar desenhos ou confeccionar frases para impactar os adultos, os incentivando assim a prevenção dessas doenças, realização dos exames preventivos e ao desenvolvimento de hábitos de vida mais saudáveis. As crianças receberam material impresso e eram incentivadas a lê-los em casa com  seus pais e familiares. Os desenhos informativos das crianças foram expostos em uma palestra para mulheres intitulada “Saúde da Mulher: prevenindo o câncer de mama e o câncer cólo do útero” realizada na Unidade Sanitária da cidade, com o intuito de trazer as mulheres para essa unidade de saúde que é referência em saúde da mulher e foram expostos também em um evento denominado “Outubro Rosa e Novembro Azul” que reuniu no centro da cidade mais de vinte entidades para prestar orientações e informações sobre a saúde da mulher e saúde do homem, mobilizando toda a população Concordiense a desenvolver hábitos de vida saudáveis e realizar os exames preventivos periodicamente.

Os resultados foram crianças melhores informadas e estimuladas a hábitos de vida salutares e principalmente multiplicadoras de informação; pais e familiares incentivados a realizar os exames preventivos; trabalhos expostos com êxito e com grande público para visitação, com impacto social abrangente. O público mirim foi fundamental para impactar adultos sobre o autocuidado e valorização da saúde. Comentários reflexivos expressados pelos adultos como: “as crianças tem muito a nos ensinar” ou “são anjos que nos estimulam a sermos melhores” demonstram que as crianças conseguiram verdadeiramente provocar uma reflexão e um movimento interno no público visitante das exposições.

A educação em saúde é ferramenta poderosa de instrumentalização da população para o exercício pleno da saúde, principalmente quando realizada desde tenra idade, de forma lúdica e participativa.

Palavras-chave: Prevenção; Educação em saúde; Saúde da Mulher e Saúde do Homem.

 

Biografia do Autor

Simone Cristina Dalbello da Silva, Mestranda no Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas pela UFFS de Erechim
Assistente Social da Prefeitura Municipal de Concórdia atuando no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Formada em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com pós graduação em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família pela UNINTER e mestranda no Mestrado Interdisicplinar em Ciências Humanas (PPGICH) pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus de Erechim.
Publicado
20-02-2018
Seção
Educação e Formação em Saúde