CUIDADO HUMANIZADO NO AMBIENTE HOSPITALAR: CONSIDERAÇÕES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

  • Débora Cristina Fávero Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó
  • Káren Regina Gregolin Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó
  • Aldair Weber Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó
  • Kátia Lilian Sedrez Celich Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó
  • Júlia Valéria de Oliveira Vargas Bitencourt Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó
  • Leoni Terezinha Zenevicz Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó

Resumo

O presente trabalho objetiva relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem sobre a formação em saúde a luz da Política Nacional de Humanização (PNH). O Estágio Curricular Supervisionado II (ECSII) realizado no ambiente hospitalar constitui-se atividade obrigatória do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó-SC, totalizando no semestre 450 horas realizadas sob orientação e supervisão de um professor, e também acompanhamento em forma de preceptoria por um enfermeiro. Durante a vivência do ECS II observou-se que as práticas de enfermagem são impessoais, acompanhadas de rotinas mecanizadas e técnicas, onde o olhar ao indivíduo não é considerado, restringindo-se ao foco da doença. Observou-se que os costumes, as crenças, os valores e os hábitos do paciente nesse processo não são respeitados. Diante desta realidade, o Ministério da Saúde publicou no ano de 2004 a PNH com vista à minimizar as fragilidades existentes nos serviços de saúde na atenção e gestão, assim procura garantir os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse processo de imersão dos acadêmicos no ambiente hospitalar evidencia-se a necessidade de discussão a cerca da humanização nos seus moldes teóricos e práticos. Visto que, é notório as fragilidades e lacunas observadas no processo de cuidado ao paciente. Acredita-se que a formação e educação em saúde, propicia momentos para reflexão e aprendizado, a partir de cenários vivenciados. No intuito de que a formação profissional englobe ferramentas teóricas, técnicas, políticas e éticas, percebeu-se, nas vivências de cuidado ao paciente no ambiente hospitalar, que a utilização desses instrumentos são fundamentais e resolutivos. Elas promovem a aproximação dos envolvidos neste cenário. Nesta perspectiva a atenção humanizada se constitui em oportunidades de oferecer o acolhimento, qualificando as relações e concretizando aspectos humanísticos, suscitando o olhar atento e integral, a escuta qualificada e a aproximação empática. Visualiza-se a necessidade de uma educação permanente e continuada nos serviços de saúde, de modo a consolidar práticas e conhecimentos intrínsecos a valorização e respeito ao outro indivíduo como um ser biopsicosocio espiritual. Esse exercício é uma extensão da sensibilização iniciada durante a vida acadêmica que deve ser reforçada e trabalhada nos diversos espaços de inserção desses profissionais, buscando o aperfeiçoamento e a qualificação da prática do cuidado.

Biografia do Autor

Débora Cristina Fávero, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó
Acadêmica de Enfermagem, Universidade Federal da Fronteira Sul
Káren Regina Gregolin, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó
Acadêmica de Enfermagem, Universidade Federal da Fronteira Sul
Aldair Weber, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó
Acadêmico de Enfermagem, Universidade Federal da Fronteira Sulaldairweberr@gmail.com
Kátia Lilian Sedrez Celich, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó
Doutora, Universidade Federal da Fronteira Sul
Júlia Valéria de Oliveira Vargas Bitencourt, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó
Doutora, Universidade Federal da Fronteira Sul
Leoni Terezinha Zenevicz, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó
Doutora, Universidade Federal da Fronteira Sul
Publicado
20-02-2018
Seção
Educação e Formação em Saúde