BULLYING ENTRE ESTUDANTES: DINÂMICA DE INTEGRAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA EM ESCOLA PÚBLICA

  • Simone Domingues Garcia Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste
  • Ana Carolina Moritz Unioeste
  • Eloisa Paiva Unioeste
  • Jaqueline Tokarski Unioeste
  • Luana Lindner Cruz Unioeste
  • Vanessa Cappellesso Horewicz Unioeste

Resumo

Objetivo: descrever o uso de metodologias ativas ao abordar o tema bullying com estudantes do ensino médio de uma escola pública do oeste do Paraná. Método: Trata-se de um relato de experiência durante a prática supervisionada da disciplina de prática de ensino com alunos do terceiro ano de um curso de enfermagem de uma universidade pública do oeste do Paraná. As estudantes do curso de enfermagem utilizaram diferentes estratégias para integrar os alunos no tema e conseguir com que participassem mesmo em situações em que se visualizassem como vítimas. Resultados: Inicialmente utilizou-se de um vídeo de domínio público e utilizado pela mídia nacional em que um aluno já na vida adulta mostra os reflexos do bullying no seu desenvolvimento emocional, além de cenas de violência em escolas e a opinião de profissionais da área da saúde e familiares de estudantes que sofreram bullying. Após o vídeo os alunos eram convidados a apresentarem sua percepção sobre o tema e compreenderem a diferença entre bullying, físico, verbal, virtual, social, abrangendo desde o conceito, a diferença entre bullying e brincadeiras, e os envolvidos, os tipos, as formas de reconhecer os sinais de agressão, suas consequências e as orientações para combatê-lo. Foi perceptível a comoção e envolvimento de alguns alunos que se identificaram como vítimas, havendo choro muitas vezes e relatos individuais às acadêmicas. Em um terceiro momento, a turma foi dividida em dois grupos para realização da dinâmica. Individualmente, os alunos deveriam discorrer situações de agressão vivenciadas como vítimas, agressores ou expectadores em uma folha de papel. Esta era depositada em uma caixa, com o intuito de “desfazer-se da lembrança”. Posteriormente, de maneira aleatória, cada aluno retirava para si uma folha de papel. Feito isto, em grupo, as situações relatadas eram lidas e discutidas entre os alunos, direcionadas pelas acadêmicas e professora de enfermagem, com o objetivo de sensibilizá-los e alertá-los sobre os perigos consequentes do bullying. Finalizou-se a atividade educativa por meio de um vídeo de domínio público, com propósito de conscientizar os alunos quanto ao preconceito e ao desrespeito às diferenças. O grupo de acadêmicas pontuou para os estudantes que reconhecer a existência do problema é o primeiro passo para começar a resolvê-lo. Conclusão: No decorrer das aulas as acadêmicas vivenciaram a prática docente em que foi possível sensibilizar os alunos da escola sobre a importância do conhecimento sobre o bullying e como este fenômeno afeta todos os envolvidos, seja na aprendizagem, em sua saúde física e mental ou socialmente. Portanto, constatou-se que as intervenções realizadas na escola foram imprescindíveis e promoveram um aprendizado conjunto entre alunos e acadêmicos, englobando importantes conceitos de promoção da saúde e cultura da paz nas escolas.

Biografia do Autor

Simone Domingues Garcia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste
Enfermeira, mestre em enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina, docente de enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Ana Carolina Moritz, Unioeste
Acadêmica de enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste
Eloisa Paiva, Unioeste
Acadêmica de enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste
Jaqueline Tokarski, Unioeste
Acadêmica de enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste
Luana Lindner Cruz, Unioeste
Acadêmica de enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste
Vanessa Cappellesso Horewicz, Unioeste
Acadêmica de enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste
Publicado
20-02-2018
Seção
Educação e Formação em Saúde