PRÁTICA EDUCATIVA COM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE PARA A PROMOÇÃO E PROTEÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO

  • Natália Tais Mergen Universidade Federal de Santa Maria Campus Palmeira das Missões
  • Josiane Lopes Universidade Federal de Santa Maria Campus Palmeira das Missões
  • Tamila Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria Campus Palmeira das Missões
  • Isabel Pacheco van der Sand Universidade Federal de Santa Maria Campus Palmeira das Missões
  • Fernanda Beheregaray Cabral Universidade Federal de Santa Maria Campus Palmeira das Missões

Resumo

Resumo: Os benefícios do aleitamento materno (AM) para a criança, a nutriz, a família e a sociedade, reconhecidos cientificamente, são inúmeros. Entretanto, o sucesso do AM não depende somente da dupla mãe-bebê, mas de ações de promoção e de proteção ao aleitamento desde o pré-natal até, pelo menos, dois anos de vida do lactente. A sensibilização para essas ações pode se dar através de práticas educativas remetidas às equipes da atenção primária em saúde, incluídos aí os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Objetivo: Compartilhar experiência de prática educativa sobre o aleitamento materno desenvolvida com ACS por meio de projeto de extensão universitária. Metodologia: Relato de experiência elaborado à luz dos aportes de Truisi (2011). Resultados: A experiência relatada trata-se da primeira oficina de um projeto de extensão intitulado “Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde para a promoção e proteção do aleitamento materno”, que integra o “Programa de promoção e proteção da saúde materno-infantil com ênfase no aleitamento materno e no nascimento seguro”. Esta oficina foi coordenada por acadêmicas de Enfermagem, sob a supervisão de uma docente de enfermagem, contando com a participação de 14 ACS de três Estratégias de Saúde da Família de Palmeira das Missões/RS e com a duração de duas horas. Em um primeiro momento, à luz de aportes dos grupos operativos, na concepção pichoniana, propôs-se atividade para obtenção de vínculo dos participantes entre si e desses com a tarefa grupal (discutir/refletir sobre AM), de modo que possibilitasse uma melhor interação e aproveitamento do encontro. Após, discutiram-se experiências de amamentação no campo pessoal e de trabalho, abordando-se questões socioculturais que influenciam positiva e negativamente no processo de AM. Nesse contexto, refletiu-se também sobre benefícios do aleitamento para o trinômio mãe-filho-família e a sociedade. Foram abordados mitos e verdades acerca da temática, destacando-se estratégias ao alcance dos ACS para a promoção e proteção do AM. Conclusão: A partir da avaliação realizada pelos agentes ao término dessa oficina, foi possível perceber o interesse dos mesmos pelas capacitações, não só relacionadas ao AM, mas também por outras temáticas vinculadas à saúde da mulher e da criança. Nesta perspectiva, os ACS destacaram que os acadêmicos fornecem informações de modo dinâmico e usam linguagem simples, de fácil compreensão, o que facilita a apreensão/produção de conhecimentos. Destaca-se que, além de compartilhar conhecimentos teóricos com os ACS, a oficina possibilitou que estes profissionais, que reconhecem a importância de práticas de educação em saúde para benefício da comunidade em geral, partilhassem suas experiências cotidianas entre si e com as acadêmicas, dando ao evento um caráter dialógico, o que permitiu a problematização de fazeres e a ressignificação de saberes por parte de todos os participantes.

Palavras-chave: aleitamento materno; educação em saúde; enfermagem.

 

Biografia do Autor

Natália Tais Mergen, Universidade Federal de Santa Maria Campus Palmeira das Missões

Acadêmica do 8º semestre do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões-RS.

 

 

Josiane Lopes, Universidade Federal de Santa Maria Campus Palmeira das Missões
Acadêmica do 8º semestre do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões-RS, bolsista PET Enfermagem Palmeira das Missões.
Tamila Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria Campus Palmeira das Missões
Acadêmica do 8º semestre do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões-RS.
Isabel Pacheco van der Sand, Universidade Federal de Santa Maria Campus Palmeira das Missões

Doutora em Ciências, enfermeira, professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões-RS.

Fernanda Beheregaray Cabral, Universidade Federal de Santa Maria Campus Palmeira das Missões
Doutora em Ciências, enfermeira, professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões-RS.

Referências

TRUISI, Martha Lucia Vásquez. Cuidar e investigar: desafios metodologicos en enfermeria. Texto contexto - enferm. [conectados].2011, vol.20, n.1 [cited 2017-10-24], pp.175-183.

Publicado
20-02-2018
Seção
Educação e Formação em Saúde