PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO NOVO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM NOVA LARANJEIRAS

Autores

  • Mário Jose Paier Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Laranjeiras do Sul
  • Marcela Langa Lacerda Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Laranjeiras do Sul

Resumo

O Programa Mais Educação é uma iniciativa do Governo Federal que visa à melhoria da aprendizagem dos estudantes dos anos iniciais da Educação Básica, por meio da ampliação da jornada escolar. Nesse contexto, o município de Nova Laranjeiras, na região Centro-Oeste do Paraná, filiou-se ao Programa no ano de 2013, passando a oferecer aulas, no contraturno, a alunos de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, em 6 escolas do município. O objetivo deste trabalho é (i) relatar a prática de ensino desenvolvida na Escola Municipal do Campo Dom Manoel Koenner, em Nova Laranjeiras, considerando o ensino de matemática para alunos do 4º e do 5 º ano, num período de 6 meses (de abril a setembro de 2017), bem como (ii) avaliar os efeitos dessa prática no aprendizado dos sujeitos envolvidos. Para isso, considera-se (i) o perfil dos estudantes, tendo em vista o entorno sociocultural a que pertencem; (ii) o critério de seleção para participar do Programa; e (iii) o tipo de atividade desenvolvida nas práticas de ensino do contexto mencionado. Os resultados apontam para uma melhoria significativa do desempenho dos estudantes quanto ao domínio dos conteúdos trabalhados, o que sugere que mais tempo de ensino, aliado a turmas menores e práticas lúdicas são fatores que contribuem para o aprendizado dos estudantes, em certos contextos socioculturais. Pode-se concluir que o Programa em questão, apesar de recente no município, produz efeitos expressivos para o aprendizado de matemática no ensino fundamental.

Biografia do Autor

  • Mário Jose Paier, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Laranjeiras do Sul
    Professor de matemática da Educação Básica. Graduando em licenciatura em matemática (UNOPAR) e em Ciências Econômicas (UFFS).
  • Marcela Langa Lacerda, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Laranjeiras do Sul
    Professora adjunta da área de Língua Portuguesa e Linguística na Universidade Federal da Fronteira Sul (Campus Laranjeiras do Sul), desde 2010. Graduada em Letras (2004), especialista em Linguagem e seu funcionamento (2006) e mestre em Estudos Linguísticos (2008), pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Linguística (área de concentração: Teoria e Análise Linguística) (2017), pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora colaboradora dos Grupos de Pesquisa Estudos Sociolinguísticos (UFFS) e Políticas Linguísticas Críticas (UFSC). Desenvolve pesquisas a partir de interfaces entre os campos variacionista, funcionalista e dialógico, com ênfase nos seguintes temas: variação e gramaticalização, estilo linguístico, relação entre gêneros do discurso, formas e funções, expressão do futuro do presente, linguagem e identidade, usos sociais da língua em contexto acadêmico.

Referências

FORTUNA, T.; OLIVEIRA, V. B. de; SOLÉ, M. B. Brincar com o outro – Caminho de saúde e bem-estar. Petrópolis: Vozes, 2010.

LECLERC, G. de F. Elias; MOLL, J. Programa Mais Educação: avanços e desafios para uma estratégia indutora da Educação Integral e em tempo integral. Educar em Revista (Impresso), p. 91-110, 2012.

MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª a 4ª série): matemática. Secretaria de Educação. Educação Fundamental. Brasília: MEC/ SEF,1997.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa Mais Educação: passo a passo. Brasília, MEC/Secad, 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/passoapasso_maiseducacao. pdf>. Acesso em: 18/9/2012.

MOREIRA, M. A., MASINO, E. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001.

OLIVEIRA, Verá Barros (org.). Ensinar matemática e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis:Vozes,184, p.1997.

Downloads

Publicado

16-12-2017