GESTOS DE INTERPRETAÇÂO DO LEITOR: OS PONTOS DE ENTRADA E DE FUGA NO TEXTO

  • Vanda Mari Trombetta Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

Na ótica da Análise do Discurso de Linha Francesa, a leitura está imbricada aos “gestos de interpretação” (ORLANDI, 1988) do leitor. Com intuito de pesquisar um tema significativo à educação em diferentes níveis de escolaridade, buscamos neste estudo tecer reflexões tencionando pensar como o leitor encaminha o gesto de interpretação a partir da defesa de Orlandi (1988) de que um texto tem diferentes pontos de entrada e de fuga. Tal interesse parte do pressuposto da necessidade de que ao entender o(s) movimento(s) do leitor em um texto, a escola pode auxiliá-lo a produzir outras leituras. Os pontos de entrada são efeitos da relação do leitor com a historicidade do texto, ao passo que os pontos de fuga são o percurso da historicidade do leitor em relação ao texto. Assim, os pontos nos levam a pensar que o texto embora se mostre linearmente – linha após linha e parágrafo após parágrafo – na leitura essa pretensa linearidade não ocorre. De modo que, a depender da forma como os pontos de entrada e fuga ocorrem há uma desestruturação da linearidade proposta pelo autor do texto, indiciando, portanto, os gestos de interpretação do leitor.

Biografia do Autor

Vanda Mari Trombetta, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora de Letras da Universidade Federal da Fronteira do Sul.

Mestrado em Letras (UPF)

Doutorado em Letras (USP)

Referências

BIRMAN, J. A. O mal-estar na atualidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

Coracini, M. J.. Heterogeneidade e leitura na aula de língua materna. In: Coracini; Pereira (Orgs.) Discurso e sociedade: práticas em Análise do Discurso. Pelotas: Educat, 2001, p.137-154.

FABRINI, Ricardo Nascimento. Ensino de filosofia: a leitura e o acontecimento. Trans/Form/Ação, São Paulo, 28(1): 7-27, 2005.

ORLANDI. E. P. As histórias de leitura. In. ______. Discurso e leitura. Campinas: Cortez, p.41-47, 1988.

______. O inteligível, o interpretável e o compreensível. In. ______. Campinas: Cortez, p.101-117, 1988.

______. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis, RJ: Vozes,1996.

______. Discurso e texto: circulação de sentidos. Campinas: Pontes, 2001.

PÊCHEUX, M. (1969). Por uma análise automática do discurso. In: GADET, F. & HAK, T. (orgs.). Análise do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Editora da UNICAMP, 1995.

ZOPPI-FONTANA, M.G. IV SEAD Seminário de Estudos em Análise do Discurso. Vol. 1, p.1-3, São Carlos, SP, BRASIL, 2007.

Publicado
14-12-2017