A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO CURSO INTERDISCIPLINAR CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS –LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL: LIMITES E POTENCIALIDADES

  • Andreia Gomes Lima Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Laranjeiras do Sul
  • Vitor de Moraes Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Laranjeiras do Sul

Resumo

A pesquisa em questão busca pontuar alguns elementos acerca da Pedagogia da Alternância, no Curso Interdisciplinar em Ed. do Campo: Ciências Sociais e Humanas – Licenciatura (IEDOC –CSH) no Campus: Laranjeiras do Sul, no Município de Laranjeiras do Sul/ PR. A pesquisa será bibliográfica para compreender a pedagogia da alternância, e o histórico da Ed. do Campo e empírica por meio da pesquisa qualitativa. O trabalho comportara três partes. No capítulo I, (A luta por uma Educação do e no Campo), foi investigado o histórico da Educação do Campo vinculada a luta pela terra e também no âmbito das políticas. No capítulo II, (A Pedagogia da Alternância e a Auto-organização do Estudantes no Curso IEDOC- CSH), analisando o arcabouço teórico da Pedagogia da Alternância concatenada a questão do trabalho como princípio educativo na Auto-Organização dos Estudantes. Por último capítulo a pesquisa analisa o (Curso de Licenciatura em Alternância, Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas – Licenciatura: “Entre a Utopia e a Realidade”), ou seja, compreender os referenciais teóricos acerca desta temática, e como elas se materializam no Curso. Pontuando avanços e contradições, uma vez que o Curso também é uma política pública de Estado. Vale ressaltar que esta pesquisa que está em processo de construção, é uma síntese do trabalho de conclusão do Curso Interdisciplinar em Ed. do Campo: Ciências Sociais e Humanas – Licenciatura

Referências

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS – LICENCIATURA, (PPC). Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Laranjeiras do Sul. Laranjeiras do Sul – PR. 2013.Pg. 220.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO: EDITAL DE SELEÇÃO Nº 02/2012- SESU/SETEC/SECADI/MEC DE 31 DE AGOSTO DE 2012. Brasília, Distrito Federal, 2012.

HAMMEL. Ana Cristina. Licenciatura em Educação do Campo: Elementos Formativos e Práticas Educativas In: Seminário Nacional, XXIV. Anais UNIVERSITAS/BR ISSN 2446-6123. Maringá: UEM, [s. n.]. 2016.

FARIAS,Magno; FALEIRO,Wender. Rompendo as Cercas da Universidade/ A Educação do Campo na UFG- Catalão/GO. Catalão: Novas Edições Acadêmicas, 2017.

KUHN, Ednizia Ribeiro Araujo. Análise da política de Educação do Campo no Brasil: Meandros do Pronera e do Pronacampo. Salvador: UFB, [s. n.]. 2015.

PROPOSTA METODOLOGICA DO CURSO DE INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS – LICENCIATURA, (PROMET) Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Laranjeiras do Sul. Laranjeiras do Sul – PR. 2014.

Publicado
16-12-2017