UNIVERSIDADE: ESPAÇO AOS POVOS DO CAMPO

  • Josiane Colla Souza Uffs

Resumo

Resumo: Este artigo busca mostrar como se desenvolve o processo do curso de alternância e tem como objetivo buscar refletir sobre a importância da alternância no contexto da Universidade Federal da Fronteira Sul em conjunto com o Ceagro (Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia), localizadas no município Rio Bonito do Iguaçu. O objetivo é trazer os benefícios para os estudantes que atuam no curso Interdisciplinar em Educação do Campo – Ciências Sociais e Humanas. Traz-se para as considerações os projetos existentes e como se dá o embasamento para a formação de educadores comprometidos com os povos do campo. Com isso, se deu a importância do curso  como possibilidade de se engajar na luta da Educação do Campo, incentivando a juventude do campo a ocupar seu espaço na universidade.

Referências

BICALHO, Ramofly. Educação do campo e pedagogia da alternância no Brasil. In: Revista Educere et Educare. Cascavel: Unioeste. Vol.8 nº 15 jan./jun 2013. Disponível em: < http://e revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/viewFile/8864/6794>. Acesso em: 06/10/2017.

SECADI. Educação do Campo: marcos normativos. Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, 2012.

Publicado
15-12-2017