Acessibilidade curricular e políticas de inclusão em escolas de área rural
uma revisão bibliográfica
Resumo
O trabalho compartilha uma revisão de literatura realizada para uma pesquisa que analisa como a acessibilidade está presente nas práticas curriculares de professores, junto aos alunos com deficiência de escolas públicas da área rural do município de Gravataí/RS. A estratégia foi elencar trabalhos (teses, dissertações e artigos) que se aproximem do tema e do campo conceitual da
pesquisa. O recorte temporal se deu entre 2008 e 2021 e o início foi estabelecido por ser o ano de publicação da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. A plataforma utilizada para a seleção da revisão literária foi o Google Acadêmico, com base em descritores. Os resultados mostram: discussões referentes às adaptações ou flexibilizações
curriculares, com foco em práticas individualizadas; a diferença vista no processo de normalização; o Atendimento Educacional Especializado dentro da escola como mediador de ações inclusivas; as políticas públicas inclusivas como ferramenta de garantia de permanência na escola e condução da
formação docente.