A extensão em tempos de pandemia
reflexões que modificam ações em um projeto na área de fonoaudiologia educacional
Resumo
A extensão universitária tem como diretriz a interação dialógica, que pressupõe a troca de saberes entre a academia e a sociedade. Por conta desta característica, precisou se reinventar em função da pandemia de COVID-19. No Projeto Brincando
com a Linguagem, cuja atuação é marcada pela parceria com uma escola, a reestruturação buscou dar conta das demandas alteradas em função deste novo cenário. A fim de atender aos seus objetivos, o projeto, antes de retomar as suas atividades presenciais, a partir de outubro de 2021, se debruçou sobre as oficinas virtuais de formação de professores e a criação de uma página no Instagram para divulgação de atividades lúdicas que pudessem ajudar famílias e profissionais no estímulo à linguagem no período de distanciamento social. Com a retomada das ações presenciais, iniciou a execução de 13 oficinas lúdicas com o objetivo de aprimorar a fala das crianças atendidas, tendo em vista a modificação das demandas da comunidade. A incursão pelas redes sociais desafiou os integrantes a desenvolverem novas ferramentas de divulgação, sendo que o público-alvo também se modificou. A reflexão a respeito destas mudanças e a interação virtual com os seguidores fez com que novas ideias surgissem, como a campanha de divulgação do lúdico como estratégia pedagógica para o aprendizado. No que se refere às atividades realizadas na escola, percebe-se, em uma avaliação qualitativa, o engajamento de alunos e professores com a proposta, com interlocução interdisciplinar entre saúde e educação proporcionada pelas ações desenvolvidas. Ressalta-se o impacto positivo das ações junto aos alunos que trabalham no projeto. A pandemia trouxe mudanças que geraram reflexões na atuação deste projeto de extensão junto à sociedade, sem, contudo, perder o foco no trabalho interdisciplinar e indissociado, atuando de forma consciente na realidade social, contribuindo para a transformação da comunidade atendida e a formação profissional dos discentes.